A primeira edição da Mostra de Ciências, promovida pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro, consolida um projeto pedagógico de iniciação científica que teve início em maio deste ano.
Apostando nessa possibilidade de construção e troca de saberes, de conhecimento e de práticas educativas, a Mostra de Ciências aconteceu na manhã do dia 7 de outubro, na quadra das Séries Finais.
A organização e a realização da Mostra envolveram a participação direta da área de ciências da natureza, por meio das disciplinas de Geografia, Biologia, Química e Física. A professora de Biologia Renata Frizeiro explicou que todo o projeto foi desenvolvido pelos alunos e passou por avaliações, tendo chegado agora o momento de mostrar os resultados destas pesquisas, descobertas e projetos. “O tema central da mostra foi ‘Energia’, e dentro deste aspecto os estudantes trabalharam a sustentabilidade, analisaram se a energia que utilizamos hoje é viável econômica e ecologicamente, e buscaram outras formas de energia sustentável. Enfim, todo o processo de elaboração do projeto passou por investigação, experimentos dos tipos de energia, observando sempre o seu funcionamento”, concluiu a professora.
O grupo formado pelos estudantes Gustavo, Isabela e Milena explicou a construção e o funcionamento de uma hidrelétrica. “Ela normalmente é construída em um terreno alto, pois a queda d’água produz energia cinética que, ao passar pelas turbinas, é transformada em energia elétrica, que é enviada para a cidade. E depois a água que é utilizada para a produção dessa energia, segue o seu curso natural sem contaminações”, esclarece Gustavo.
Elaine e Marco Lago, pais da aluna Ester, acompanharam os experimentos da filha sobre a hidrelétrica de Paulo Afonso, localizada no estado da Bahia, e perceberam o quanto a pesquisa foi profunda, pois tinha informações sobre a história da hidrelétrica, a produção e a distribuição de energia. “Parabenizamos a equipe de educadores do Batista por incentivarem nossos filhos à iniciação científica, e estamos admirados com tantas descobertas e soluções para o uso adequado da energia”, comentaram.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Léia Aderlane Silva Castro, a Mostra de Ciências faz parte do esforço de valorizar a iniciação científica, dando aos alunos a oportunidade de expor os seus trabalhos aos familiares e à comunidade escolar, além de disponibilizar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais.