O Projeto Vivendo as Diferenças tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de saber respeitar e conviver com o que é diferente, ou seja, fora dos padrões sociais.
São várias diferenças que foram trabalhadas: regionais, formas de vestir, falar, comer, o uso dos óculos, o aluno muito inteligente e o que apresenta dificuldades, e diferenças físicas, tais como quem tem alto ou baixo peso e os portadores de necessidades “Especiais”.
Os alunos assistiram na 1ªEtapa ao filme “Como Estrelas no Céu” em que um jovem, por ter dislexia, é discriminado na escola e pela própria família. Já na 2ªetapa, os alunos foram divididos em grupos de acordo com os temas: Sociedade, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, Turismo e Economia. Foram feitas indicações de alguns lugares de Belo Horizonte, para que as famílias levassem seus filhos, afim de que visitassem e explorassem o local de acordo com um determinado tema.
Nas visitas, os alunos teriam que entrevistar, fazer uma reportagem ou uma charge observando as diferenças e também a acessibilidade para os “Portadores de Necessidades Especiais”. A culminância, o resultado do trabalho, foi a produção de um jornal montado por turma.
O evento que encerrou o Projeto Vivendo as Diferenças contou com a mãe de um aluno, que é deficiente auditiva, e realizou uma palestra em libras, com tradução simultânea, que contou com a participação da aluna do 7ºano Laura Gripp. Houve também a apresentação de uma mãe americana que tocou piano e cantou em inglês e português. As professoras Simone Brunelli e Daniela Arão dançaram, caracterizadas de espanholas, a dança típica do país, destacando as diferenças regionais.
Logo após o evento, todos foram direcionados para a Quadra J, onde os alunos receberam os jornais que produziram e cada grupo teve a oportunidade de entregar uma lembrancinha elaborada por eles para os colegas. Os alunos demonstraram muito entusiasmo em todo o projeto, participando ativamente em todo o processo.
Confira as fotos