Há uma rotina dos professores e monitores do berçário que visa atender às necessidades dos bebês, tais como a alimentação, higiene, banho, estimulações e demais atenções e cuidados necessários para que os bebês se sintam acolhidos e se desenvolvam.
Juntamente com esses cuidados essenciais, há o processo de ensino e aprendizagem que deve ocorrer já nessa idade. A criança iniciará o aprendizado por estímulos específicos para essa faixa etária. Assim, diversas e variadas atividades pedagógicas são desenvolvidas com os alunos do berçário.
O início da rodinha com os alunos é marcado com uma cantiga da professora acompanhada de palmas, pequenos instrumentos de percussão para marcar o ritmo e movimentos da professora que de acordo com a música. Nesse instante, os alunos já identificam o momento de início da rodinha e dirigem toda a atenção para professora e se posicionam em torno dela. Em seguida, a professora passa a trabalhar com estímulos visuais e sonoros com músicas ou CD’s com sons de animais, acompanhados de objetos relacionados a esses sons como, por exemplo, bonecos de animais. Chamar cada um dos alunos pelo nome olhando diretamente para eles e cantar músicas fazendo contato visual individualizado também fazem parte desse momento.
Mesmo que a compreensão da linguagem ainda não seja muito avançada nessa idade, também são contadas, para os alunos, pequenas histórias adaptadas com movimentos e dramaturgia alegre e espontânea que muito agrada às crianças.