Após a leitura de uma reportagem na Folha de São Paulo sobre Guiné-Bissau, os alunos do 6º ano do Colégio Batista Mineiro demonstram muito interesse em conhecer melhor esse país que parecia tão distante e diferente do nosso. Ao produzirem um trabalho sobre o Novo Acordo Ortográfico, descobriram que, assim como o Brasil, Guiné-Bissau possui o Português como língua oficial e foi uma das nações que assinou o Acordo. Apesar de muitas diferenças culturais, os jovens ficaram instigados com a semelhança linguística entre os dois países e pesquisaram mais sobre o assunto.
O Colégio Batista promoveu um encontro entre os alunos e a guineense Virginia Baptista, graduada em Letras pela UFMG e está novamente no Brasil para cursar o mestrado em Educação na mesma instituição. Os alunos produziram, durante as aulas de Língua Portuguesa, perguntas sobre o idioma, a cultura e o dia a dia em Bissau. Assim, no dia 12 de setembro, os alunos puderam entrevistar Virginia, recitar poesias guineenses e outras que produziram sobre Guiné-Bissau durante as aulas de Redação.
Esse trabalho interdisciplinar proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer melhor a cultura, a história e a literatura do pequeno país da África, que é normalmente relacionado apenas à pobreza e à miséria. Além de quebrar vários paradigmas e ampliar os horizontes dos nossos jovens, o evento terminou com algumas palavras em “crioulo guineense” e muita diversão!
Confira as fotos