Muito aguardado pelos estudantes, o início do ano letivo veio com um “gostinho” saudoso. Há dois anos tendo aulas online, os estudantes puderam retornar às salas de aula e reencontrar seus amigos e professores.
Neste começo de ano letivo, a coordenação e a equipe de professores do Colégio Batista Mineiro Unidade Floresta — Séries Finais realizaram a “Aula Inaugural” para os alunos das turmas da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Uma atividade realizada todos os anos, a aula tem como objetivo apresentar coordenadores, professores e atividades, em um momento de descontração para os alunos.
O encontro, como menciona Erika na entrevista, foi “saboreado” com os colegas, os amigos e o tempo de aprendizagem com os professores. “Trabalhamos ainda com o tempo de viver, estudar e socializar. Penso que nossos estudantes estão cheios de ‘grandes esperanças’, para citar Charles Dickens. Esperançosos de que este ano seja um ano diferente, pois todos estamos cansados de limites e restrições impostos pela pandemia e desejosos de vivermos o mais próximo possível do contexto de antes da pandemia, uma vida mais ‘normal’”. O período de 2022 marca não apenas “um recomeço”, mas também um novo tempo escolar para o Ensino Médio.
Aula Inaugural da 2ª série do Ensino Médio
Enquanto uns se preparam para os desafios de encerramento da escola para viver projetos novos, outros ainda estão
Para o estudante Vinícius de Morais, no Batista há 12 anos, a apresentação da “Aula Inaugural” agregou bastante à sua aprendizagem. “Gostei da exposição das aulas de Física, Biologia e Matemática. Neste ano, vou conseguir me reunir com os meus colegas de sala para tirar dúvidas e resolver questões”, diz.
Os estudantes ainda participaram de palestras que falavam sobre diversos assuntos, como gamificação e arte, descobriram como estudar a área de ciências biológicas e, não menos importante, o Projeto de Vida. O Projeto de Vida é faz parte do Bene – Formação ética e socioemocional cujo objetivo é dar suporte e aporte aos alunos nas escolhas do mercado de trabalho, estudos, carreira, dentre outras necessidades. Para a discente Ana Carolina Fernandes, a demonstração auxiliou na organização da rotina e no foco dos estudos”, complementa.