Muito aguardado pelos estudantes, o início do ano letivo veio com um “gostinho” saudoso. Há dois anos tendo aulas online, os estudantes puderam retornar às salas de aula e reencontrar seus amigos e professores.
Neste começo de ano letivo, a coordenação e a equipe de professores do Colégio Batista Mineiro Unidade Floresta — Séries Finais realizaram a “Aula Inaugural” para os alunos das turmas da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Uma atividade realizada todos os anos, a aula tem como objetivo apresentar coordenadores, professores e atividades, em um momento de descontração para os alunos.
No entanto, a abordagem deste período foi um tanto diferenciada, segundo Erika Almeida, coordenadora das Séries Finais da Unidade. “Buscamos fazer um trajeto de sensibilização e acolhimento aos estudantes da 3ª série. Ainda recebemos com boas-vindas, priorizamos um momento de oração com a Capelania (Pr. Ronaldo), houve apresentação da diretora Cláudia Arruda, da Coordenação, presença dos ex-alunos (2021) e professores presentes no dia”.
O encontro, como menciona Erika na entrevista, foi “saboreado” com os colegas, os amigos e o tempo de aprendizagem com os professores. “Trabalhamos ainda com o tempo de viver, estudar e socializar. Penso que nossos estudantes estão cheios de ‘grandes esperanças’, para citar Charles Dickens. Esperançosos de que este ano seja um ano diferente, pois todos estamos cansados de limites e restrições impostos pela pandemia e desejosos de vivermos o mais próximo possível do contexto de antes da pandemia, uma vida mais ‘normal’”. O período de 2022 marca não apenas “um recomeço”, mas também um novo tempo escolar para o Ensino Médio.
Aula Inaugural da 2ª série do Ensino Médio
Enquanto uns se preparam para os desafios de encerramento da escola para viver projetos novos, outros ainda estão no meio do caminho, como é o caso das turmas da 2ª série do Ensino Médio. Os estudantes tiveram um reencontro agitado, e foi preciso acalmá-los para conseguir prosseguir com a Aula Inaugural. A intenção deste encontro, conforme informou a também Coordenadora das Séries Finais Claudiana Cabral, é reconstruir o perfil do “ser” estudante batista. “Nosso trabalho é trazer o aluno de volta ao foco na aprendizagem, no engajamento e ser dedicado no sentido de envolvimento”, afirma.
Para o estudante Vinícius de Morais, no Batista há 12 anos, a apresentação da “Aula Inaugural” agregou bastante à sua aprendizagem. “Gostei da exposição das aulas de Física, Biologia e Matemática. Neste ano, vou conseguir me reunir com os meus colegas de sala para tirar dúvidas e resolver questões”, diz.
Os estudantes ainda participaram de palestras que falavam sobre diversos assuntos, como gamificação e arte, descobriram como estudar a área de ciências biológicas e, não menos importante, o Projeto de Vida. O Projeto de Vida é faz parte do Bene – Formação ética e socioemocional cujo objetivo é dar suporte e aporte aos alunos nas escolhas do mercado de trabalho, estudos, carreira, dentre outras necessidades. Para a discente Ana Carolina Fernandes, a demonstração auxiliou na organização da rotina e no foco dos estudos”, complementa.