Sorriso de menino e sonhos de gente grande. Ao longo de sua caminhada como atleta, Estevão William Almeida de Oliveira Gonçalves, 14 anos, vem conquistando vitórias com muita dedicação, estudo e fé. O jovem jogador de futebol é estudante do Colégio Batista Brasil – Unidade Vila Mariana e ganhou recentemente o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras, clube pelo qual atua nas categorias de base. Estevão também coleciona títulos pela Escola Batista de Esportes (EBE), onde esteve por cinco anos, quando foi aluno do Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte.
De acordo com o diretor da Unidade Vila Mariana, Alexandre Crittelli, como parte indissociável do trabalho de formação integral da Rede Batista de Educação, as aulas de Educação Física, o incentivo à prática de esportes e à vida saudável são fatores da maior importância para a instituição. “Além de ser um eixo fundamental para desenvolvimento pleno do ser humano, o esporte potencializa de forma única o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e também espiritual. O trabalho desenvolvido em apoio ao estudante-atleta visa contribuir para que ele se desenvolva ao máximo nesses quatro pilares, sendo formado pelo Batista como um atleta-cidadão exemplar, transformador de todo e qualquer contexto em que estiver inserido, fazendo sempre o bem e promovendo a vida”, explica.
Para a dona de casa Hetiene Almeida de Oliveira, mãe do Estevão, os colégios da Rede Batista de Educação têm contribuído de forma extraordinária não apenas para a vida do filho, mas também para a formação dele como ser humano, por meio da aprendizagem dos valores e virtudes cristãs, como responsabilidade, empatia e respeito, além dos direitos e deveres como cidadão. “O Estevão chegou ao Colégio Batista Brasil em agosto de 2021. Esse é o primeiro ano dele na instituição, mas desde 2016 estudava no Colégio Batista Mineiro. Minha expectativa é que ele continue sendo esse menino abençoado e estudioso, para que consiga alcançar seus objetivos como estudante e atleta, e sei que a escola vai ser uma bênção, assim como tem sido todos esses anos até aqui”, comenta.
A experiência da conquista do título do Campeonato Paulista foi marcante para Estevão. Para o jogador, ganhar uma competição tão relevante significa muito, porque por meio dela ele teve a oportunidade de fazer o que mais ama e ainda sair recompensado pelo troféu alcançado em trabalho com os colegas de equipe. “A minha vivência nos últimos meses no Colégio Batista Brasil tem sido muito importante. Já pude fazer novas amizades e encarar o mundo de uma forma diferente. O que eu mais gosto no ambiente da escola é o respeito que todos os profissionais têm por cada estudante”, conta.
Coordenador da Escola Batista de Esportes, Daniel Claber Simões relembra que Estevão chegou ao Colégio Batista Mineiro aos 8 anos de idade para fazer um teste para o time de futsal. De acordo com o educador, a equipe ficou encantada com o talento do jovem atleta que, diante da oportunidade, conquistou uma bolsa social para estudar na instituição. “Acolhemos o Estevão e a sua família com muita gratidão. Ele foi nosso atleta até os 13 anos e conquistou inúmeros títulos com o time de futsal e outros individuais como melhor jogador e artilheiro de várias competições. Mesmo com a rotina exaustiva de treinos como jogador da EBE e do Cruzeiro, time pelo qual atuava, Estevão sempre conseguiu conciliar com os estudos, sendo reconhecido e admirador pelos professores e colegas. Temos muita alegria de ter feito parte da história e da formação desse estudante e atleta exemplar. Estamos aqui na torcida para que ele possa concretizar todos os seus sonhos”, ressalta.
Para o futuro, Estevão deseja conquistar mais vitórias no esporte. “Quero ganhar tudo que vier pela frente e ser o melhor de todos os campeonatos que eu jogar. Também desejo ser campeão da Copa do Mundo representando a seleção brasileira. É o meu sonho desde criança ser o melhor jogador do mundo”.