A jovem estudante da Unidade Floresta – Séries Finais Lavínia Rocha Silvério tem apenas 12 anos e já articula as palavras com o mesmo talento com que realiza os movimentos da ginástica rítmica. Para ela, os benefícios do esporte vão além das medalhas e troféus, pois ele “proporciona lições de vida e experiências únicas”. Lavínia é atleta dessa categoria esportiva desde os 6 anos de idade e conquistou recentemente o 3º lugar geral Infantil Nível A (11 e 12 anos) e o 2º lugar Infantil A e B (competição por equipes), ambas no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica. Conheça mais sobre a história da atleta!
Colégio Batista: Quando a ginástica rítmica passou a fazer parte da sua vida?
A ginástica rítmica está presente na minha vida desde os 6 anos de idade. Escolhi esse esporte porque desde pequeninha fazia aulas de balé e fiz uma aula experimental em um centro de treinamento de ginástica no meu bairro. Amei a experiência e treino no local até hoje.
Colégio Batista: Para você, como foi a experiência de participar de uma competição nacional?
Já participei do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica antes, e todas as experiências foram incríveis, mas desta vez foi diferente, porque pela primeira vez subi ao pódio do individual geral em uma competição nacional, em que tive a oportunidade de competir com outras 40 atletas. Além do resultado individual, alcançamos o 2º lugar na competição por equipes e fui finalista dos quatro aparelhos da minha categoria, que são: arco, massas, fitas e mãos livres. Estou muito grata e satisfeita pela conquista, porque isso é o reflexo de muito treino, dedicação e esforço diários.
E pelo meu resultado, tive alegria de receber a convocação da Confederação Brasileira de Ginástica para participar de uma seletiva para jogos sul-americanos, em novembro, na Colômbia.
Colégio Batista: Qual o maior aprendizado que o esporte já proporcionou para sua vida?
Os benefícios do esporte vão além das medalhas e troféus, pois ele proporciona lições de vida e experiências únicas. Aprendo com as minhas treinadoras e colegas de treino diariamente, e isso é muito importante para o meu crescimento como pessoa e atleta.
Colégio Batista: E quais são os desafios em conciliar um esporte de alto rendimento e os estudos?
O esporte de alto rendimento exige muita responsabilidade e compromisso da parte do atleta. São muitas horas de treino, dedicação, e às vezes fica difícil conciliar toda essa rotina com os estudos. E é por isso que sou muito grata ao Colégio Batista Mineiro, por todo apoio e compreensão que eles estão me proporcionando. Sem a compreensão e suporte dos professores, eu não conseguiria, muito obrigada a todos. Eu também sou muito grata a Deus por todas as experiências e momentos incríveis que tenho vivenciado. A minha gratidão aos meus pais, porque sem o apoio deles e toda ajuda eu não conseguiria continuar com a minha carreira de ginasta e seguir com o meu sonho, porque isso é o que eu gosto de fazer desde pequena.
Colégio Batista: Qual a dica você daria para uma criança que sonha em se tornar uma atleta de alto rendimento?
Dedique-se muito aos treinamentos, dedicação ao máximo e muita garra, porque, independentemente de suas metas e objetivos, não vai ser fácil chegar aonde você deseja, mas não desista. A trajetória até as conquistas vai ser difícil e desafiante, no entanto é isso que fará de você um grande vencedor.