Completando 98 anos, o Colégio Batista Mineiro comemorou o seu sucesso neste sábado, 12 de março, com um culto de gratidão a Deus em conjunto com a Escola Batista de Idiomas, que completou 20 anos de atuação.
Em 1º de março de 1918 nascia o Colégio Batista Mineiro. Empenhado em oferecer excelente educação intelectual e moral, segundo os princípios éticos da fé cristã, o Colégio Batista Mineiro cresceu fazendo parte da história de Belo Horizonte e sendo responsável pela formação de milhares de profissionais mineiros. “Os fundadores do Batista – o casal de missionários pastor Otis Maddox e sua esposa, Efigênia Maddox – eram pessoas altamente comprometidas com a educação e com Deus, por isso a nossa escola vigora até hoje”, afirma o capelão-geral da Rede Batista de Educação, pastor Rubens Cordeiro.
Hoje a Rede Batista possui 12 unidades de ensino em Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim e Ouro Branco, somando quase de dez mil alunos matriculados. Segundo o diretor-geral da instituição, professor Valseni Braga, ela se amplia no cenário educacional por meio da misericórdia e da graça de Deus, que abençoam este projeto. Valseni comenta: “O tempo vai passando, e percebo que em todos os ambientes sociais encontro alunos e ex-alunos, resultados dos quase 100 anos de trabalho dedicados a formar verdadeiros cidadãos”.
Em nome da Rede Batista, o diretor-geral homenageou colaboradores por tempo de serviço e fez a entrega da Medalha Maddox de Honra ao Mérito ao pastor Francisco Mancebo Reis, por mais de 50 anos de serviços dedicados à educação batista.
O evento foi marcado pela presença do presidente da Convenção Batista Mineira, pastor Ramon Márcio de Oliveira, do diretor executivo da Convenção Batista Mineira, pastor Márcio Alexandre de Moraes Santos, do presidente de honra dos Pastores Batistas de Minas Gerais, pastor Jonair Monteiro, e do chefe de gabinete Anselmo Resende Gusmão, representando o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, além de coordenadores, diretores, professores e colaboradores da Rede Batista de Educação.
O Batista está em contagem regressiva para o centenário, em 2018. A instituição prepara uma série de eventos e ações para celebrar a data em grande estilo com a comunidade escolar e do entorno. Valseni Braga explica que ensinar inglês, matemática, geografia e outras disciplinas do currículo acadêmico é fácil, qualquer escola faz, mas o Batista vai muito além disso: “Ensinamos respeito, ética, verdade e caráter por meio do programa Ética e Caráter, pautado na palavra de Deus e resultando na formação de bons cidadãos”. O capelão do Colégio Batista, unidade BH Floresta Séries Finais, pastor Hélio Alves, completa declarando que “esta é uma história de sucesso porque Deus esteve sempre à frente do Batista”.