Mais de dois séculos se passaram desde a publicação de um dos romances mais conhecidos mundialmente: “Orgulho e Preconceito”. Lançada pela primeira vez em 1813, pela autora Jane Austen, a obra já ganhou incontáveis adaptações televisivas, cinematográficas e, desta vez, foi um dos destaques também do Sarau Literário do Colégio Batista Mineiro – Unidade Floresta.
Com figurinos impecáveis e trilha sonora original, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio apresentaram, entre os dias 7 e 15 de maio, no Teatro Maddox, encenações teatrais, música, poesia e danças típicas, como valsa, minueto e quadrilha francesa, com temas relacionados ao Romantismo. Além de “Orgulho e Preconceito”, as obras “Razão e Sensibilidade”, “Quem Casa quer Casa”, “A Moreninha” e “Senhora”, ganharam releituras especiais e foram apresentadas na noite do evento.
Realizado desde o ano 2000, o Sarau tem por objetivo incentivar a produção literária no ambiente escolar de maneira lúdica, bem como estimular o gosto pela leitura, interpretação e escrita, respeitando os gêneros e estilos das distintas escolas literárias. “O importante no ensino de literatura é formar sujeitos que tenham uma percepção aguçada, crítica e múltipla da realidade; que aprendam a ler a arte, a ciência, o homem, a natureza e o tecido sociocultural de forma reflexiva, sensível e integrada, e que tenham um comportamento orientado pela cidadania, ética, criatividade e autonomia”, explicou a professora Fernanda Riggio, que está à frente do projeto há 15 anos.
Fernanda, que também é coordenadora da disciplina de Língua Portuguesa, falou ainda sobre outros aspectos importantes que o projeto proporciona: “Durante o Sarau, vários estudantes apresentaram poemas de própria autoria e outros superaram a timidez, o nervosismo e a ansiedade para realizar um belo espetáculo. Grandes talentos foram descobertos nas apresentações. A responsabilidade, a organização, a tolerância e a gratidão foram algumas das virtudes do caráter praticadas pelos alunos da 2ª série nesse projeto”.
O Sarau Literário faz parte do calendário anual do Colégio Batista Mineiro e é realizado em várias unidades educacionais.