Sabemos que as férias são um período em que professores e alunos fazem uma pausa na rotina escolar, mas isso não significa que os seus filhos ocupem o tempo em atividades improdutivas, concorda? Você já parou para pensar que estudar nas férias pode ser muito divertido?
Afinal, não existe tempo certo para aprender: todos nós somos eternos aprendizes. Esse momento fora das aulas tradicionais é perfeito para as crianças descobrirem que o conhecimento acontece em qualquer hora ou lugar.
Quer saber como trazer essa novidade para casa? Confira as dicas.
Proponha um passeio no parque ou na área de recreação local. Envolva as crianças mais novas com uma brincadeira. Por exemplo, peça que procurem insetos e os desenhe em seguida. A ilustração mais parecida ganha uma medalha, mas eles mesmos decidirão qual é a melhor.
Outra ideia é encontrar um local ensolarado para montar o piquenique. Você pode levar produtos frescos, como frutas e legumes, e pedir que elas identifiquem as que conhecem.
Aproveite para explicar o que as plantas precisam para serem resistentes: ar, água, luz solar e nutrientes. Os vegetais são especialmente educativos para o plantio, porque o seu filho aprenderá de onde vem a comida e também poderá comer o produto final.
Deixe os seus filhos animados com a visita a um museu. Primeiro, explorem o site e naveguem no tour virtual. Quando forem pessoalmente, leve em consideração pequenos períodos de atenção e não tente explorar todo o museu em um dia.
Para tornar o dia mais legal, permita que escolham os quadros, as obras ou os objetos em exibição que mais gostaram e pergunte o motivo. Transforme o passeio em uma verdadeira aula de história: incentive-os a fazer perguntas sobre as obras, os objetos, as pinturas etc. Não se esqueça de registrar o momento com fotos.
As férias em família são uma ótima oportunidade de criar a página de recados de viagem que será uma lembrança duradoura de aventuras em grupo. Então, colecione cartões postais, panfletos e outros impressos que lembrem o momento.
Incentive o seu filho a escrever descrições dos lugares que visitou e contar histórias sobre o que, como e quando aconteceu. Ou, ainda, sugira um álbum de recortes no time esportivo favorito. A coleção pode conter fotos com legendas, recortes de jornal ou lembranças da escola.
Metade da diversão de uma viagem começa antes da chegada. Portanto, envolva o seu filho no planejamento praticando como usar um mapa para encontrar cidades e atrações turísticas, bem como estimar as distâncias entre uma cidade e outra.
Se você estiver dirigindo, peça que ele calcule: quantos litros de gasolina serão necessários para chegar ao destino? Quando isso vai custar em reais? Se estiver voando ou viajando de trem, peça que verifique os horários de embarque e some os custos da viagem e hospedagem. Isso é a matemática na vida real.
Outra dica maravilhosa é fazer o próprio teatro de marionetes com os bonecos disponíveis. Se preferir, dá para confeccionar outros facilmente. Basta cortar a ponta dos dedos de luvas velhas, desenhar rostinhos e fazer o acabamento com tiras de feltro.
Sugira que o seu filho crie uma história na qual os fantoches possam encenar. Para crianças mais velhas, encontre livros que contenham roteiros para o adolescente. Elas podem planejar uma apresentação, fazer um palco simples no parque ou nos degraus da casa de alguém, criar folhetos e distribuir ingressos.
Que criança não gosta de misturar ingredientes, assar biscoitos ou fazer mousse de chocolate, não é mesmo? Um livro de receitas voltado para o público infantil é ideal para começar. É um bom momento para explorar a cultura gastronômica do Brasil e abrir conversas sobre como as pessoas fazem as coisas de maneira diferente em outras partes do mundo.
Não se esqueça de que as crianças são muito mais propensas a comer algo estranho se participarem do preparo. Se quiser, use essa aula também para preparar receitas com legumes que elas dizem não gostar. Você vai ver que, em pouco tempo, a implicância vai passar.
As habilidades de alfabetização não precisam diminuir durante as férias. É importante manter as crianças em dia com a leitura de bons livros. Se está procurando inspiração, dê uma olhada na sua prateleira, pegue alguns títulos na biblioteca da cidade ou faça um passeio pela livraria mais próxima.
Além da leitura, escrever uma carta ajuda a desenvolver habilidades de redação e pode ser especialmente gratificante quando se recebe uma resposta. Uma dica para praticar é escrever ao editor do jornal local ou a alguma autoridade do governo local a respeito de um assunto preocupante.
A bilheteria de férias é recheada de sucessos cheios de ação, remakes amados e sequências muito esperadas a exemplo de o Rei Leão e Toy Story 4. Se não for possível ir ao cinema, traga o cinema até os seus filhos.
Ou seja, crie o clima das telonas dentro de casa com a transmissão de filmes que promovem o debate fora da escola. É bom ensinar as crianças a fazer uma pausa e pensar em vez de aceitar as coisas como são.
Afinal, elas se beneficiam de experiências que expandem os conhecimentos, não apenas de matemática ou ciências, mas também do mundo ao redor.
Todos nós temos uma estrutura de atitudes e crenças que definem a nossa visão de mundo. Às vezes, para ver a vida como ela realmente é, precisamos nos afastar dessas noções. Os filmes ajudam a lembrar que todos temos perspectivas diferentes e as diversas culturas facilitam o entendimento, a compreensão e a empatia.
Viu como é possível estudar nas férias de um jeito diferente e aprender muito? A sua participação é extremamente importante para o desenvolvimento do seu filho. Sem dúvidas, as férias serão muito divertidas e vocês terão bons momentos juntos.
Quer receber outras dicas úteis para você e a sua família? Curta a nossa página no Facebook para receber as atualizações do nosso blog.