Os estudantes do 6º ao 9º ano do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais e BH Castelo/Séries Finais vivenciaram um momento especial de cidadania ao participarem da eleição e debate para vereador mirim.
A votação aconteceu por meio de uma urna eletrônica oficial, cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que garantiu uma experiência ainda mais próxima dos processos eleitorais reais. E o resultado já está aí: os novos vereadores mirins eleitos pela unidade BH Floresta/Séries Finais são os estudantes Pedro Araújo, Natália Soares e Giovana Mendonça; na unidade BH Castelo/Séries Finais, foram eleitos Paulo André Parreiras, Lara Nunes e Sophia Mota!
A etapa de votação foi antecedida por um debate, com a participação dos candidatos e estudantes em suas respectivas unidades. Na ocasião, eles apresentaram suas propostas e explicaram de que forma pretendiam colocá-las em prática, caso fossem eleitos.
O debate foi marcado por argumentações sólidas e muito senso crítico, revelando o quanto nossos estudantes estão preparados para dialogar, propor e transformar. Mais do que um projeto, essa experiência reforça o compromisso do colégio com a formação cidadã desde cedo.
Segundo Paulo André, um dos vereadores mirins da unidade Castelo, desde quando ele entrou no colégio, o projeto Câmara Mirim chamava sua atenção. “A Câmara Mirim chamou a minha atenção por apresentar o mundo político, algo que sempre me interessou, assim como a possibilidade de ajudar pessoas. Como vereador mirim, poderei aprender mais sobre esse tema e fazer a diferença na vida das pessoas por meio de projetos”, pontuou.
A vereadora mirim Lara Nunes, da unidade Castelo, acredita que os jovens podem construir uma sociedade melhor ajudando a população carente por meio de doações de roupas e alimentos, além de acolhê-los com visitas afetuosas. “Podemos conscientizar os outros jovens sobre a importância de viver em sociedade, respeitando uns aos outros e contribuindo para a diminuição da criminalidade. Além disso, devemos espalhar o Evangelho, transformando corações e promovendo a esperança”, afirmou.
Pedro de Araújo, vereador mirim da unidade Floresta, também compartilhou sua experiência: “Foi muito legal participar desse projeto. Tivemos um gostinho do que é ser político, tanto no processo eleitoral quanto agora, que vamos atuar na Câmara”.
Para Sophia Mota, vereadora mirim da unidade Castelo, o projeto Câmara Mirim mostrou a realidade da cidade, ampliou a visão sobre os problemas e situações que afetam a vida dos cidadãos em diversas áreas do município. “Ao participar do projeto, fui colocada em uma posição de influência e percebi que sou capaz de promover melhorias para os moradores de Belo Horizonte. Isso me inspira a fazer o meu melhor para ajudar as pessoas ao meu redor e a me envolver, cada vez mais, em projetos sociais”, disse.
A professora de História do Colégio Batista Mineiro BH Floresta/Séries Finais, Beatriz Oliveira, que acompanhará a Legislatura deste ano, destacou os benefícios da iniciativa. “O projeto Câmara Mirim tem um papel muito interessante na vida dos estudantes, promovendo o desenvolvimento pessoal, social e cívico. Ao simular o processo legislativo, os estudantes desenvolvem a consciência cidadã e política, compreendendo seus direitos e deveres e aprendendo como influenciar decisões que impactam a comunidade”, afirmou.
Beatriz ainda ressaltou o valor transformador da proposta: “A Câmara Mirim vai além de uma simples atividade escolar. É uma experiência que capacita os estudantes a se tornarem cidadãos mais conscientes, participativos e engajados com suas comunidades. Ao dar voz aos jovens e ensiná-los sobre o poder da ação coletiva, o projeto contribui para a construção de uma sociedade mais democrática e justa, além de inspirar futuras lideranças”, finalizou.
A coordenadora Fernanda Moraes, do Colégio Batista Mineiro BH – Castelo/Séries Finais, que também acompanhará a Legislatura desse ano, disse que a Câmara Mirim é uma experiência muito enriquecedora para o desenvolvimento dos estudantes. “Eles compreendem como funciona o processo de criação das leis e o papel do Legislativo em nossa sociedade. Isso amplia sua consciência política, estimula o senso de responsabilidade e participação cidadã desde cedo. Além disso, o projeto contribui para o fortalecimento de habilidades importantes como argumentação, empatia, trabalho em equipe e escuta ativa, competências que certamente farão diferença em sua formação como indivíduos e cidadãos conscientes”, concluiu.
A Câmara Mirim é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de BH, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da UFMG. Voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, de escolas públicas e privadas.