Os alunos do Colégio Batista, Unidade Uberlândia, participaram nesta terça-feira (13) da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os 90 estudantes trabalharam no projeto por dois meses aproximadamente. O aluno João Lucas, 8º ano/Tarde, foi o vencedor da maior distância do Ensino Fundamental, ao lançar seu foguete com ar comprimido que alcançou uma distância de 162,5 m. Já a aluna Isabella Tobias, 3º ano do Ensino Médio, fez o lançamento com reação química a 168,25 m.
A OBA ocorre simultaneamente com a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). “Aqui no Batista estamos trabalhando com alunos do 6º ano a 3ª série do Ensino Médio. Os foguetes lançados foram feitos de garrafa pet e construídos em dois níveis de dificuldade: os alunos do Ensino Fundamental lançaram 30 foguetes com ar comprimido e os estudantes do Ensino Médio lançaram cinco usando uma mistura química, preparada por eles”, explica o professor José Henrique Braga.
O professor destacou ainda, a importância desse aprendizado de forma diferenciada, pois trabalha com várias disciplinas: física, química, matemática, geografia, história explorando temas como centro de gravidade, no qual o peso atua, centro de pressão do propelente no interior do foguete, centro de massa, lei da ação e reação, pressão atmosférica, ângulo de 45º determinado pelo lançamento oblíquo e transformações de energia.
Quanto à segurança dos alunos, o diretor do Colégio Batista, professor Jean Silveira informou que foi seguido à risca o protocolo de segurança, criado pela Agência Espacial Brasileira (AEB). “Sempre temos muita atenção e cuidado com a segurança dos nossos alunos, e por isso, ao final do evento deu tudo certo. Os alunos praticaram os conteúdos vistos em sala de aula e os lançamentos foram um sucesso. Parabéns aos nossos alunos pelo desempenho e dedicação”, ressalta.
Confira as fotos