A atividade mostrou as diferenças culturais no país, suas particularidades territoriais e demográficas
Estudantes do 5º ano da Unidade Betim apresentaram aos colegas do 4º ano um riquíssimo trabalho sobre as regiões do Brasil, explorando a cultura, as comidas típicas e as curiosidades locais. A atividade interdisciplinar englobou as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia e Matemática.
As crianças ficaram empolgadas com esta atividade. Elas foram divididas em cinco grupos, sendo sorteada para cada um a região sobre a qual faria a pesquisa. O grupo dividiu as tarefas a serem realizadas por cada integrante de acordo com um roteiro de base que lhes foi entregue.
Depois da divisão, eles realizaram toda a pesquisa no Laboratório de Informática, conforme o subtema. Após a pesquisa e registro das informações necessárias, elaboraram cartazes para guiá-los durante a apresentação, repartiram as funções e produtos que cada um deveria levar no dia, confeccionaram os convites, as lembrancinhas e treinaram a apresentação.
A apresentação foi em formato de estande, e todos ficaram encantados com a produção apresentada e a desenvoltura dos estudantes para transmitir as informações estudadas.
As famílias também se envolveram neste belíssimo trabalho. Os pais apoiaram o projeto promovendo os objetos e alimentos a serem expostos no dia da apresentação final, além de enviar imagens para os estudantes utilizarem nos cartazes.
De acordo com Flávia Morato, que pertence a Coordenação Pedagógica da Unidade, a parte pedagógica foi pensada de forma a favorecer a interação entre os estudantes, trabalhando autonomia, cooperação, empoderamento, criatividade e socialização. “O estudante foi o protagonista de seu desenvolvimento, melhorando suas habilidades socioemocionais”, afirmou.
A educadora disse que o objetivo da atividade foi mostrar aos estudantes os diferentes povos e culturas no Brasil, suas particularidades territoriais e demográficas, trabalhando dentro da interdisciplinaridade dos conteúdos que estavam sendo estudados na primeira etapa letiva.
A apresentação foi realizada em horário de aula para as turmas do 4º ano, durando cerca de 40 minutos. A decisão de apresentar os trabalhos em forma de estande teve o intuito de socializá-los, preparando-os para as atividades pedagógicas dos Anos Finais, em que produzirão uma grande Mostra Científica e Cultural aberta ao público, assim promovendo a integração cultural e aprendizagem compartilhada com a comunidade escolar.