Os adolescentes realizaram atividades lúdicas, que estimulam o aprendizado de forma ampla
No estudo de Literatura, abordando o gênero lírico e os tipos de poesias, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Batista Brasil – Unidade Volta Redonda produziram poemas em papel de pão, inspirados na obra “Literatura, pão e poesia”, de Sérgio Vaz.
A atividade foi pensada com base na máxima de que a poesia é o alimento da alma. A professora de Literatura do Ensino Médio, Yasmim Nascimento, disse que a literatura tem um grande poder de transformação, e pensá-la como presente no dia a dia é essencial para que o estudante consiga ver sentido na disciplina para além da escola.
“Além disso, a atividade teve como base o conteúdo e a capa do livro ‘Literatura, pão e poesia’, do poeta Sérgio Vaz, já que o próprio livro didático do SAS trouxe um exemplo desse tipo de poesia, embora de outro autor. Também vale ressaltar que a produção dos estudantes foi como um treino para a construção do cordel ao final da etapa”, explicou a professora de Literatura.
A educadora defendeu ainda a importância desse tipo de atividade com os jovens. “Acredito que trabalhar o lado lúdico é, mais do que importante, necessário para que os adolescentes consigam aprender o conteúdo de forma ampla, enxergando o mundo com olhos mais atentos para a beleza do cotidiano”, pontuou Yasmim.
“Os estudantes acabam tendo a literatura como algo muito distante da sua realidade. Quando se fala sobre a 1ª série do Ensino Médio, por exemplo, em que eles têm esse primeiro contato com a disciplina, é ainda mais importante mostrar uma visão de práxis, em que a literatura está presente na sua realidade e que eles são capazes de, por si mesmos, desenvolver a própria arte”, afirmou a educadora.
A partir do conhecimento das poesias presentes no livro, os adolescentes conseguem ter contato com uma realidade diferente da sua e podem perceber que são capazes de também refletir a sua realidade por meio da arte.
Após a atividade “poesia em papel de pão”, os estudantes fizeram algumas adaptações para reproduzir a xilogravura da capa, utilizando guache e papel sulfite. Na parte interna do folheto, os adolescentes produziram poesia de cordel. Eles gostaram da atividade, pois, de acordo com a professora, os alunos possuem uma grande afinidade com a arte e se interessam muito pela expressão de si e da sua personalidade que ela proporciona.
Yasmim Nascimento destaca a relevância do material do SAS para trabalhar os conteúdos dessa primeira etapa. “Os estudantes puderam ‘degustar’ as aulas, e houve uma sequência didática muito produtiva, em que trabalhamos gênero lírico, canção e suas relações com a poesia, literatura de cordel, para apenas depois entrarmos em trovadorismo. Dessa forma, os alunos encontram relação e aplicabilidade prática no conteúdo, que é tão importante, não só para o vestibular/Enem, como também para ‘alimentar a alma’”, finalizou.