A atividade “adocicada” teve como propósito aprender na prática como são as moléculas de ácidos nucléicos
E quando a proposta de montar o DNA for com balas jujubas? A aula prática de Biologia fica mais colorida e divertida!
Assim fez o professor Sebastião da Silva Ramos Neto (professor Tião), do Colégio Batista Mineiro – Unidade Sete Lagoas. O educador pediu aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio que formassem grupos para construir a estrutura e os componentes da molécula. Cada equipe tinha em sua bancada a quantidade certa de jujubas e outros itens para montar e sustentar a molécula de DNA. A pedido do professor, os grupos começavam determinando uma cor da bala de goma para representar cada um dos quatro tipos de bases nitrogenadas.
“Os alunos observaram a estrutura de dupla hélice do DNA, a posição das bases nitrogenadas e suas ligações. Conseguiram identificar o processo de ligação e pareamento das bases nitrogenadas: timina com adenina, guanina com citosina”, conta.
O Colégio Batista Mineiro tem como um dos princípios da sua missão de educação fazer do estudante o protagonista do aprendizado, ou seja, da construção do seu conhecimento, do desenvolvimento das suas potencialidades e da capacidade de contribuir no grupo com seu conhecimento prévio e suas opiniões.
“A aula prática do conteúdo estudado se torna mais interessante para os estudantes, além de trabalharem em equipe. A proposta é que a formação ocorra por meio de uma construção conjunta do conhecimento, em que o professor e o aluno caminham lado a lado”, avalia o professor Tião.
Ainda de acordo com o educador, o resultado ao fim da aula foi recompensador. “Depois da apresentação da atividade, os estudantes comentaram a combinação perfeita de diversão com aprendizado. Eles fixaram mais o conteúdo aplicado em sala de aula. Até fizeram registros fotográficos com DNA construído por eles”, disse.