Com o objetivo de ofertar a melhor educação e de contribuir para o desenvolvimento integral, o Colégio Batista Mineiro estimula nos estudantes a busca pelo conhecimento. Dessa forma, ajuda-os a saber interagir com o mundo de hoje e suas descobertas, para lidar com questões que podem surgir no futuro, isto é, após a passagem pela educação básica.
O planejamento pedagógico que une o melhor do conhecimento científico ao desenvolvimento socioemocional pôde ser mais uma vez comprovado quando as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Unidade Castelo se interessaram pelo desenvolvimento de pesquisas para a elaboração de um método científico. Orientados pelos professores, os estudantes escolheram como assunto de pesquisa a sustentabilidade, por sua importância e necessidade neste tempo presente para o futuro. Por isso, quanto mais coletavam os dados, mais a curiosidade aumentava, e o interesse na conclusão das etapas se tornou necessária para obterem a validade e confiabilidade da pesquisa.
Pela relevância do estudo, a sustentabilidade se tornou tema da I Feira do Conhecimento da Unidade Castelo. A análise e as propostas de ação desenvolvidas pelos estudantes foram baseadas na Agenda de 2030 da ONU/Unesco, com seus 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Além de ser um tema de extrema relevância, buscamos desenvolver a capacidade crítica dos estudantes ao analisar se o cenário atual condiz com os objetivos propostos e que preferencialmente devem ser alcançados até 2030. Além disso, foram incentivados desenvolver, de forma autônoma, propostas de intervenção para os problemas que cada um dos 17 objetivos pretende sanar”, afirma a diretora da unidade, Daniela Zanini.
Durante a Feira, famílias e convidados presenciaram o entusiasmo e a confiança dos estudantes na apresentação de suas pesquisas e como elas podem ser significativas e incentivadoras para a prática da sustentabilidade no dia a dia. Havia maquetes, demonstrando opções sustentáveis para coleta e reaproveitamento de água, equipamentos eletrônicos utilizando fontes sustentáveis de energia e apresentação de ações sustentáveis simples para serem feitas em casa, como a horta orgânica, além de moda e arte feitas com produtos recicláveis e a promoção de ações sociais.
“Os estudantes aliaram a teoria à prática, resultando em uma experiência significativa de aprendizagem. Cada um com suas habilidades e bagagem cultural, puderam ‘mergulhar’ em todos os setores da sociedade de forma crítica e ativa”, conclui Daniela.
O processo de criação, elaboração, desenvolvimento e conclusão da pesquisa gerou nos estudantes a vontade de colaborar na transformação do mundo com ações positivas para a ciência e a sociedade.