As turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano inauguraram o evento literário que já é destaque nas outras unidades da Rede Batista de Educação
Os Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil da RBE valorizam a literatura, pois entendem a importância dela para estimular as crianças e os jovens no hábito da leitura e, com isso, formar cidadãos éticos, morais e críticos, além de protagonistas das suas histórias.
Já tradição e sucesso em outras unidades, o Sarau Literário foi realizado pela primeira vez no Colégio Batista Mineiro Poços de Caldas e, como era de se esperar, foi bem recebido e admirado pelos estudantes, famílias e comunidade escolar por promover a leitura, a expressão artística e a valorização de cultura entre os estudantes.
“Ver o resultado e todos emocionados, satisfeitos por realizarem e assistirem a este projeto, trouxe um sentimento especial de inaugurar aqui um evento tão importante para a Rede Batista de Educação”, conta a professora de Língua Portuguesa do 6º e 7º anos Patrícia Garcia.
A emoção também estava nas palavras de Flávia Passoni, professora de Língua Portuguesa do 8º e 9º anos. As duas educadoras organizaram e orientaram seus estudantes na realização do Sarau Literário Café e Prosa.
“Os estudantes puderam ser protagonistas na criação e expressão de habilidades artísticas e literárias. O objetivo foi incentivar ainda mais o gosto pela leitura e pela arte, de maneira dinâmica e inclusiva”, disse Flávia.
A escolha do nome do Sarau tem relação com a região em que o Colégio está: Minas Gerais. O estado é reconhecido por sua hospitalidade, que recebe com café e pão de queijo, além da riqueza cultural, seja de sua história ou de seus causos.
“Como o Colégio Batista está localizado em Poços de Caldas, no sul de Minas, fazer essa homenagem à nossa região foi uma forma de valorizar a cultura local e promover uma identificação maior dos estudantes”, afirma Patrícia.
De acordo com as professoras, cada turma ficou responsável e contribuiu com uma etapa específica do Sarau.
“Foram propostos temas (música, teatro, leitura cênica, debate, entre outros), e assim os estudantes tiveram a liberdade de escolher o que gostariam de apresentar”, contaram.
O projeto interdisciplinar contou com a cooperação de outros componentes curriculares, como Artes e História.
O projeto também “promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia, o respeito às diferenças e a capacidade de interpretar e expressar sentimentos e ideias de forma criativa e significativa, o que identifica a educação integral ofertada pelo Colégio”, destaca Patricia.
A ideia foi trazida pela diretora do Colégio Batista Mineiro Poços de Caldas, Luciana Pegnolate.