O Brasil é um país com uma área de mais de oito milhões de quilômetros quadrados, com fauna, flora e biomas distribuídos em cinco regiões e 26 estados. A população é negra, branca, parda e amarela. Há quem prefira moqueca, baião de dois, pão de queijo, pamonha, tacacá, arroz carreteiro ou galinha. Fala-se a mesma língua, mas com sotaques diferentes: uns com o “r” mais carregado, outros mais cantados; uns puxam o “s” e outros falam o “e” de forma mais pronunciada. O povo é mais receptivo e rico em cultura devido aos diversos costumes de imigrantes que o influenciam desde a descoberta do Brasil.
A pluralidade cultural do Brasil impressiona quando se olha a imensidão deste país. É preciso zelar e lembrar sempre de respeitar e valorizar sua história. Pelo menos foi isso que a professora Verônica Carvalho, do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Batista Brasil Unidade João Pessoa, demonstrou quando solicitou, aos discentes, estudos sobre a pluralidade cultural do Brasil. “O trabalho foi parte de uma série de conteúdos que temos trabalhado no componente curricular (disciplina) de História. Iniciamos com o período da chegada dos portugueses ao Brasil, que retrata a formação do povo desde a época do descobrimento, seguindo com os africanos, imigrantes italianos, alemães, asiáticos entre outros”, explica.
Com o intuito de enriquecer a pesquisa, Verônica utilizou livros como “Encontro de Culturas”, de Roberta Triches, e “Colcha de Retalhos”, de Camila da Rocha de Oliveira, além do material do SAS – Sistema Ari de Sas, disponibilizado pela Instituição Batista Brasil. Os estudantes reuniram imagens e pesquisas de cada região brasileira, e coletaram com os pais informações sobre como os povos imigrantes influenciaram seu entorno, comidas típicas, festas culturais e atividades econômicas predominantes. “Além de tornar os objetos de conhecimento concretos para a compreensão dos estudantes, pudemos conhecer e valorizar mais as nossas origens culturais, que são tão ricas e tão presentes em todas as regiões brasileiras”, conta a professora Verônica.
A apresentação que ocorreu em sala de aula e no corredor da escola, por meio de uma exposição da pesquisa, trouxe clareza aos alunos a respeito da origem da diversidade brasileira. De acordo com Verônica, os alunos compreenderam que a formação do povo brasileiro se deu ao longo do tempo, desde o descobrimento. “E aprenderam sobre toda essa diversidade que faz do nosso Brasil uma imensa colcha de retalhos”, finaliza.