Projeto interdisciplinar trouxe uma abordagem prática ao currículo, com pesquisas em diversas áreas, como arquitetura, urbanismo e engenharia
Em meio à crise climática que afeta o planeta, os estudantes do Colégio Batista Brasil Porto Alegre deram um passo à frente e transformaram a preocupação ambiental em ação criativa e consciente. A partir do projeto interdisciplinar, os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio foram desafiados a enfrentar um tema urgente e devastador para o estado: a maior enchente do século, que assolou o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
O desafio? Criar um curta-metragem entre 4 e 7 minutos, intitulado SOS Rio Grande do Sul, no qual, além de refletir sobre as causas e impactos da tragédia, apresentaram soluções que poderiam ter prevenido o desastre ou evitar sua repetição no futuro. Estes curtas foram apresentados no auditório do Colégio.
Segundo a professora Eliane Bragança, educadora dos Anos Finais e do Ensino Médio, o projeto não só estimulou o senso crítico dos estudantes, como também os aproximou das complexas questões ambientais que definirão o futuro do estado e do planeta.
Os curtas seguiram diferentes abordagens temáticas, como o trabalho de organizações e instituições na gestão de abrigos, o cuidado com os animais resgatados, o uso de EPIs na limpeza das áreas afetadas e as melhores práticas de higienização pós-enchente. Imagens ilustraram os efeitos devastadores da enchente, bem como os processos de reconstrução, oferecendo uma narrativa marcante do antes e depois.
O projeto também trouxe uma abordagem prática ao currículo, com pesquisas na área da engenharia, em que os estudantes estudaram as falhas das infraestruturas em Porto Alegre. Analisaram o mau funcionamento das bombas no Lago Guaíba, as comportas antiquadas, os diques sem infraestrutura e o planejamento urbano da cidade. Além disso, discutiram as fakes news que circularam durante o caos, separando a realidade dos boatos e explorando o papel da mídia na cobertura da tragédia.
Ao longo desse processo, os estudantes compreenderam seu papel na sociedade. Discutiram questões de sustentabilidade, como o impacto do lixo no entupimento de bueiros, e ampliaram sua visão sobre os desafios climáticos globais. Também refletiram sobre a responsabilidade dos governantes, destacando ações que poderiam ter sido tomadas ao longo dos anos para mitigar os impactos das enchentes.
Mas o ponto alto do projeto foi, sem dúvida, a solidariedade. O trabalho interdisciplinar não envolveu apenas os estudantes, mas também suas famílias e colaboradores do colégio. “Retornamos às aulas com uma comunidade marcada pelo trauma das chuvas, mas também fortalecida pela rede de apoio que o Brasil formou em torno do Rio Grande do Sul”, relatou Eliane. A Rede Batista de Educação (RBE) se mobilizou com orações e doações, enviando suprimentos essenciais para o estado, um gesto que trouxe consolo e esperança a muitas famílias.
Eliane destacou que, além das doações, o colégio também teve a oportunidade de abençoar tanto sua comunidade interna quanto a comunidade ao redor. Um gesto especialmente significativo veio do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Iniciais: estudantes escreveram cartas aos alunos do Colégio Batista Brasil Porto Alegre, oferecendo palavras de carinho e conforto. Essas mensagens, simples, mas repletas de sinceridade e afeto, foram profundamente tocantes, criando um elo de solidariedade entre as unidades da Rede (RBE) e reforçando o sentimento de pertencimento a uma grande família.
Esse projeto interdisciplinar provou que, diante de crises, a união, a criatividade e a solidariedade são capazes de transformar o medo em aprendizado e as tragédias, em lições valiosas para o futuro.