Vestir a camisa de um esporte é sinônimo de dedicação, treinamento, disciplina e emoção. Os irmãos Dominick Yukina Chies e Owen Hiei Chies vivenciaram de perto essa experiência ao conquistar medalhas de ouro e bronze no Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (CERGS). Eles são estudantes do Colégio Batista Brasil – Unidade Porto Alegre e representaram a escola nesta edição da competição.
A jovem Dominick, 15 anos, conquistou medalha de ouro no lançamento de disco e bronze na corrida de 800 metros rasos, ambos na categoria sub-18. Já Owen, 13 anos, foi medalha de ouro no judô, categoria sub-15 (até 53 kg). A coordenadora pedagógica Eliane Bragança explica que o Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul é uma competição que envolve a participação de instituições de ensino privadas do estado. Os atletas da escola competem em diversas modalidades esportivas individuais e coletivas, sendo divididos em duas categorias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. “A participação dos estudantes em jogos escolares é imprescindível, e desenvolver uma postura condizente com a filosofia da escola faz parte da formação do cidadão que tem habilidades esportivas e participa de competições. Além da habilidade física dentro da modalidade em que já desenvolve disciplina individual, deve haver também um gerenciamento das emoções, um saber lidar com as frustrações e um espírito de cooperação superior à ânsia competitiva. Como escola, levantamos o ideal de formar equipes, difundir os valores por meio do esporte, participar de competições levando o nome do Batista Brasil e sempre que possível e dentro de uma disciplina de treinos, trazer a vitória para a escola”, ressalta.
Para Dominick, que pratica atletismo desde os oito anos, o esporte traz a oportunidade de conhecer novas pessoas, construir conexões, além de ser essencial para sua saúde. “Acredito que o maior aprendizado que a prática esportiva tem proporcionado para os meus estudos é a capacidade de organização, resiliência, foco e respeito”, destaca. Já o seu irmão Owen ressalta que participar da competição foi interessante e ao mesmo tempo surpreendente, pois foi o primeiro campeonato deste ano no qual ele conseguiu chegar ao pódio. “Pratico há quase 10 anos o judô. Escolhi esse esporte porque gosto muito dele, e também preciso me exercitar para manter meu físico em dia e uma boa saúde, devido à minha família ter propensão a doenças cardíacas. Em 2022, pretendo estrear com minha nova faixa marrom na Copa São Paulo, equipe da base principal de judô”, conta.
Aline Mayumi Miyai é fisioterapeuta acupunturista e a mãe dos atletas vitoriosos. Ela conta que a família sempre fica na torcida nos dias de competições. “É muito gratificante ter dois filhos campeões no esporte. Acompanho o desenvolvimento e o desempenho deles desde o início. Sei o quanto é desgastante e ao mesmo tempo prazeroso praticar, diariamente, com muita dedicação, comprometimento e empenho”, afirma.
A equipe de educadores do Colégio Batista Brasil – Unidade Floresta/Porto Alegre parabeniza os estudantes pelo seu excelente desempenho no Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul.