Os estudantes do Bilíngue do 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Batista Brasil – Unidade João Pessoa têm praticado o inglês nas atividades lecionadas pelos professores. Nada mais justo para quem faz aulas no formato bilíngue, certo? Uma das atividades em especial, proposta recentemente pela professora de geografia Andreia Peixoto, o Projeto Diorama, deixou alguns dos estudantes em alerta quanto à dedicação à língua. De acordo com a educadora, o intuito do projeto visava ampliar o conhecimento a respeito de outros países, cidades e regiões no mundo, além de integrar o estudo de cultura e geografia em língua portuguesa.
Para a apresentação do trabalho, os estudantes deveriam montar um diorama – uma maquete 3D – queque demonstrassem em cores, tamanhos ou camadas diferentes diversos aspectos do país ou cidade escolhida, como densidades populacionais, climas, paisagens ou elevações. No relatório, os alunos informavam o tema e os materiais escolhidos para execução do trabalho, e na apresentação detalhavam aos colegas e professores o máximo possível de elementos referentes ao tema. “Os estudantes antes da apresentação tiveram todas as orientações do projeto e assistimos alguns vídeos de como montar dioramas e suas características. Além disso, estudamos sobre a Rússia e Eurásia e seus aspectos populacionais, de clima, paisagens e elevações”, diz Amanda.
A estudante Júlia Ferreira, da turma do 9º ano da unidade, disse que é recorrente esse tipo de atividade com os professores. “Uma proposta que ajuda a treinar o nosso vocabulário, escrita e fala. O inglês, na prática, para mim não está sendo tão fácil quanto imaginei que seria, mas estou fazendo o possível para me adaptar melhor”, conta.