A iniciativa surgiu durante as aulas de Produção Textual, a partir do livro didático do SAS, que apresenta aos estudantes a importância de compreender a estrutura de um jornal impresso. O estudo permite que eles identifiquem os principais elementos de um jornal, entendam sua finalidade e desenvolvam o hábito de escolher e ler as seções que mais lhes interessam.
Além disso, a atividade estimula o senso crítico, pois, ao analisarem a organização das notícias, os estudantes podem avaliar se a disposição das informações facilita a compreensão do conteúdo.
A professora Luísa Viana conduziu a atividade, explicando conceitos fundamentais, como manchete e notícia.
“Os estudantes começaram escrevendo no livro didático do SAS, criando manchetes que depois se transformaram em notícias sobre temas relacionados ao Colégio, como o não uso de celulares, a nova quadra e a instalação da nova catraca de entrada”, relata a professora de Produção Textual.
Com esse conhecimento, os estudantes partiram para a prática, desenvolvendo e diagramando um exemplar impresso. Foi assim que surgiu a ideia de criar um jornal para o Colégio.
“Após apresentar alguns exemplos de jornais, eles comentaram sobre a possibilidade de a escola ter um jornal próprio. Coincidentemente, esse já era um projeto que eu havia discutido com a direção, que via a iniciativa com bons olhos”, conta Luísa.
Ampliando horizontes
Além da produção textual, a atividade permitiu que os estudantes conhecessem e participassem do processo de diagramação, ampliando seus conhecimentos sobre a construção de um jornal.
“Eles puderam entender como ocorre a diagramação de um jornal, ou seja, como as páginas são organizadas. Com isso, compreenderam melhor a estrutura das notícias e a importância de cada elemento presente em uma publicação impressa”, explica a professora.
Trabalho em equipe e protagonismo estudantil
Para a professora e os estudantes, o trabalho em equipe – tanto entre os profissionais da educação quanto entre os próprios jovens – é um diferencial do Colégio Batista Brasil Volta Redonda, que promove projetos e atividades voltados para o crescimento acadêmico, socioemocional e o desenvolvimento do protagonismo estudantil.
Outro aspecto fundamental para o sucesso do projeto foi a qualidade dos materiais didáticos utilizados e a criatividade dos professores na formulação das atividades.
“Isso motiva os professores a serem cada vez mais inovadores. Mesmo que essa atividade tenha sido realizada apenas com as minhas turmas, o projeto foi, na verdade, um trabalho coletivo. O jornal dá voz aos estudantes, permitindo que decidam sobre os temas que querem abordar e, principalmente, sobre como desejam ser ouvidos”, afirma Luísa.
Para os estudantes, a experiência despertou curiosidade e até mesmo reflexões sobre possíveis carreiras futuras.
“Eles adoraram a ideia e já estão se organizando! Estão decidindo quem será o jornalista da sala, quem ficará responsável pelos desenhos dos quadrinhos, quem escreverá as colunas… Essa é uma atividade em que eles podem se encontrar de diversas maneiras”, destaca a professora.
O jornal será um projeto contínuo ao longo do ano, com a proposta de publicar uma edição por mês, incluindo novas colunas, seções e funções para os estudantes, consolidando essa iniciativa como parte do ambiente escolar.