As turmas organizaram uma feira de diversos produtos e, com o valor arrecado, compraram itens necessários às instituições de caridades apadrinhadas por elas
O programa de educação socioemocional dos Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil da Rede Batista de Educação é pautado em uma dinâmica metodológica ativa.
Isso significa que a iniciativa proporciona uma constante formação da ética e da emoção de todos os participantes, ou seja, estudantes, educadores e familiares, baseados em um trabalho de permanente diálogo com as habilidades socioemocionais, para que pensem e ajam em prol de uma sociedade mais justa e solidária.
Por esta razão, há mais de 15 anos, o Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Iniciais proporciona aos meninos e meninas do 5º ano a oportunidade de serem protagonistas da ação em ajudar o próximo.
O Projeto Cidadão Teens – Por um mundo melhor tem como objetivo refletir sobre questões de respeito, cidadania, solidariedade e amor ao próximo. Para isso, os estudantes, orientados por seus professores, realizam a “Lojinha Solidária”.
A coordenadora do 5º ano, Gleice Araújo, explica: “A Lojinha Solidária consiste na venda de produtos para arrecadar fundos para compra de itens que sejam de extrema necessidade da instituição apadrinhada pela turma”, conta.
A Lojinha acontece na hora do recreio, e estudantes das outras turmas esperam por esse momento, pois sabem que terão guloseimas para saborear, e ainda por cima – o mais importante – poderão ajudar para que a quantia final chegue ao alvo proposto.
“Contamos também com o apoio das famílias, que têm uma parte fundamental na realização do projeto, pois sem elas não conquistaríamos o nosso objetivo de mostrar aos estudantes a importância de ser solidário, pois o bem é para eles, para os que ajudam, para todos”, disse Gleice.
Assim, a educação integral dos Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil, da Rede Batista de Educação, se faz presente: os estudantes praticam a gestão e a produção financeira e desenvolvem valores como solidariedade, colaboração e compaixão.
Para representar as turmas do 5º ano, o Blog conversou com dois estudantes, que contaram como foi a experiência de participar de uma ação que envolve mais de um componente curricular, como matemática e geografia, e as habilidades socioemocionais.
Ana Laura Lima Garcia e Lucca Fantini, ambos de 10 anos, aprenderam a valorizar os bens materiais, o trabalho e o sentimento.
“Tive a oportunidade de saber o que é trabalhar em um comércio, como estudamos em Geografia, e a fazer contas e a gerar o troco, como aprendemos em Matemática. Mas ajudar pessoas que não têm condição, que precisam da nossa ajuda, foi maravilhoso. Fizemos o bem”, conta Ana Laura.
Lucca reforçou que “fazer o bem é muito bom e, quando é feito um trabalho em que que podemos ajudar o outro, fica ainda melhor. Além de conhecer e valorizar o trabalho que é feito pelo outro, como o do comércio”, disse.
Com o dinheiro arrecadado, as turmas do 5º ano ajudam cinco instituições.