“Árvore da Vida” nasce com a ajuda das crianças, para no futuro colherem os frutos de uma sociedade mais justa e ética
Durante o ano, a turma do 2º ano do Ensino Fundamental, da professora Gerdi Navrotzki Riedner, trabalhará o tema “Ideias que iluminam o mundo”. As atividades serão organizadas pela professora com a ajuda dos estudantes para que eles possam entender e reconhecer atitudes essenciais para ter e ganhar respeito e, com isso, novas amizades.
“A confecção ou produção de materiais com a participação direta dos estudantes proporciona um comprometimento muito maior em alcançar aquilo que foi proposto para o grupo, trazendo um resultado mais efetivo ao trabalho”, afirma a professora.
Para a primeira atividade, os estudantes foram convidados a montar a “Árvore da Vida”. Ela foi plantada (colada) em uma folha de cartolina. O tronco e os galhos foram representados por um braço e por uma mão, os dedos foram as folhas, e as flores ou frutos, simbolizados por papéis escritos com frases ou palavras de empatia e apreço.
“Aprender a trabalhar e viver em grupo (sociedade), valorizando e respeitando as características e individualidades dos envolvidos, além de exercitar as atitudes de amizade e respeito entre eles no convívio ao longo do ano, é um incentivo e reafirma o compromisso feito ao tema proposto”, conclui Gerdi.