A equipe de Língua Portuguesa da Unidade Ouro Branco do Colégio Batista Mineiro levou às salas de aula uma ótima notícia: os estudantes estavam qualificados para participar do Concurso Literário “Cidade de Ouro Branco”, da Academia de Ciências e Letras. Poderiam candidatar-se estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, e os interessados se inscreveram.
“Para alinhar a proposta do concurso ao nosso planejamento e objetivando as habilidades do campo artístico-literário da BNCC, a equipe de Língua Portuguesa escolheu os gêneros poema e conto para os estudantes-participantes escreverem o texto”, conta a professora de Língua Portuguesa, Luciana de Oliveira Menezes Meireles.
Durante as aulas, os mais diversificados temas foram desenvolvidos, e as revisões se concentraram nos gêneros textuais escolhidos. Os textos foram enviados para a banca da Academia de Ciências e Letras de Ouro Branco (ACLOB).
O resultado do “Concurso Literário” foi divulgado em uma sessão solene na ACLOB. Nove textos de estudantes da Unidade Ouro Branco foram selecionados, e Guilherme Maia Jabour Lott Carvalho recebeu a premiação Hors Concours pelo seu poema que exalta a cidade de Ouro Branco.
A estudante Ana Alice Lopes, da 1ª série, disse que estava agradecida pela oportunidade de participar do evento e de prestigiar escritores da região, ampliando assim o seu olhar a partir da Literatura.