Como deixar um conteúdo cotidiano de “cara nova”? Foi fazendo essa pergunta que Gabriela Barbosa, professora da 2ª série dos Anos Finais do Colégio Batista Mineiro – Unidade Betim, trouxe um olhar diferente para a biologia vegetal. Os discentes experimentaram observar, comparar e manusear as estruturas reprodutivas de briófitas e pteridófitas com a ajuda de folhas de samambaia e musgo. Por meio do microscópio eletrônico e a olho nu foi possível distinguir os pontinhos marrons embaixo das “folhas”.
De acordo com Gabriela, abordar um conteúdo de maneira agradável faz toda a diferença. “O conteúdo de botânica geralmente não é o assunto mais querido em biologia, e mudar de ambiente se faz necessário ocasionalmente. Saímos da rotina e utilizamos equipamentos como estereomicroscópio e microscópio para observar detalhes que desenhos e imagens não são capazes de retratar”, afirma.
Como o conhecimento também pode proporcionar diversão, a estudante Gabriela Urcelina, da 2ª série dos Anos Finais, conta: “Amei a aula prática; estava com saudades de realmente ver a teoria sendo manuseada, e adorei que pudemos realmente participar do processo. Quero mais”.
A professora Gabriela conta ainda que aproveita coisas do cotidiano que “passam batido” para animar as aulas de Ciências. “Essa semana tivemos uma ‘atividade eletrizante’ com a turma do 8º ano das Séries Iniciais. Após estudar a teoria sobre eletricidade estática, colocamos o conhecimento em prática. Fizemos um roteiro e cumprimos quatro desafios propostos pela equipe pedagógica. Com poucos materiais, de uso cotidiano, os estudantes cumpriram desafios e constataram a ciência em algo que parecia mágica. Como, por exemplo, grudar um canudinho na parede, ver papéis grudando no canudinho, fazer um canudinho girar sem encostar nele, e por fim, disputar quem conseguia atrair a latinha”, explica.
A aula prática não só muda a rotina, como também traz um olhar diferente sobre o entorno e colabora com a interação entre os colegas — aqueles que cumprem as atividades ajudam outros que sentem maior dificuldade na tarefa.