Quem não se lembra de “João Pé de Feijão”? Um clássico das histórias infantis que conta sobre João, menino pobre que troca sua vaquinha por uma porção de feijão mágico. Zangada com João por conta dessa troca, sua mãe joga as sementes pela janela e no outro dia nasce um gigante pé de feijão que cresce até o céu.
Com base nessa história, a professora da Educação Infantil Daisy Luna convidou os estudantes (turma do Infantil 5) da Unidade de João Pessoa a reescreverem o conto “João Pé de Feijão”, por meio de uma atividade coletiva. Usando a imaginação, a criatividade e o trabalho em equipe, as crianças conseguiram concluir seu primeiro livro. De acordo com a Daisy, essa atividade favorece o aprofundamento dos estudantes em uma prática já desenvolvida ao longo do ano: a reescrita. “Traz a ideia de que, quanto mais oportunidade de escrever e refletir a linguagem, melhores escritores serão”, acrescenta.
Daisy conta ainda que a princípio foi realizado a contação da história para os estudantes, logo depois eles fizeram a identificação dos personagens, realizando pequenas encenações em sala, e além disso, descreveram a história oralmente e por fim realizaram a escrita e construção do livro coletivamente. Diante de todos esses processos, perguntamos a professora qual foi o objetivo da atividade? E ela nos contou que por meio desse trabalho os estudantes aprendem a interagir, a expressar suas emoções e a respeitar a sugestão do outro. “Os estudantes ficaram empolgados e entusiasmados durante a execução do projeto e com o resultado final eles ficaram admirados, olhando e contando a história várias vezes”, menciona.