O Colégio Batista Mineiro – Unidade Floresta dedica uma preparação de qualidade aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste segundo dia de provas, as questões são de Matemática e Ciências da Natureza, e desde o primeiro dia de aula os alunos têm aulas compartilhadas uma vez por semana. Como as disciplinas desta etapa conversam umas com as outras, os docentes destas matérias se unem para explicar as correlações que cada uma tem com as outras e esclarecer dúvidas que podem ser importantes na hora de fazer as provas.
O blog conversou com os professores Bruno Vinícius dos Anjos e Silva (Matemática), Marcus Sant’Ana (Física) e Renata Frizeiro (Biologia), que compõem as Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), para falar sobre esta integração com as disciplinas e o que é importante fazer um dia antes do Enem e durante a prova, já que são 90 questões e o tempo é mais curto.
O professor Bruno diz que a Matemática conversa muito bem com áreas de conhecimento da Física e da Química. “Existem teorias e equações da Matemática que se casam com conhecimentos destas duas áreas. Os estudantes entendem com mais clareza esta junção e treinam questões para as provas”, conta. Para a reta final do Enem, Bruno diz que o estudo intenso pode ser deixado de lado no dia anterior. Se os estudantes quiserem relembrar fórmulas, que pratiquem as mais básicas. “Neste último momento, é bom relembrar pequenas equações, apenas isso, nada de estudar como foi feito durante o ano. Costumo dizer que para fazer uma boa prova precisamos ter três eixos: conteúdo (nossos alunos estão bem muito bem-preparados!), organização e tranquilidade. [É preciso] manter o coração e as emoções em paz para fazer a prova com qualidade”, afirma.
O professor de Física, Marcus Vinícius, relata que nesta última semana a revisão das áreas das Ciências da Natureza é realizada com os conceitos que caem nas provas praticamente todos os anos. “O que fazemos durante o ano letivo é resgatar as habilidades básicas da Matemática dentro da Física: operações fundamentais, análise e construções de gráficos. Muitas questões exigidas nas avaliações possuem um ‘aval da matemática’, ou seja, essa parceria é feita ao longo do ano letivo para que os estudantes possam consolidar algumas habilidades básicas específicas da matemática”, diz.
A professora de Biologia, Renata Frizeiro, esclarece que no contexto da elaboração das questões de Ciências da Natureza são estabelecidas relações entre as disciplinas de Biologia, Química e Física, diferente do que foi nas provas do primeiro dia. “Agora vem com uma contextualização muito grande, pensado em sustentabilidade, meio ambiente, uma interdisciplinaridade entre estes componentes. O que os estudantes têm que fazer é não pensar na disciplina individualmente, mas nos assuntos que são integrados, como responder no campo biológico, químico ou físico”, afirma.
O treinamento e os estudos foram feitos, o momento agora é de manter a fé e conservar a tranquilidade e a concentração durante a prova.