A atividade interdisciplinar teve como objetivo ensinar sobre o meio ambiente fora da sala de aula, servindo também como preparação para o Enem
Os Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil da Rede Batista de Educação têm como missão promover a educação integral dos alunos em quatro dimensões: cognitiva, socioemocional, corporal e espiritual.
Com isso, são desenvolvidos projetos e atividades que extrapolam os muros dos Colégios, para que os estudantes vivenciem na prática o ensino ofertado em sala de aula.
Assim, o Colégio Batista Mineiro BH Floresta/Séries Finais organizou uma atividade interdisciplinar para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, abordando Geografia e Biologia na Serra do Cipó, a cerca de 100 km de Belo Horizonte.
As professoras Luciana Magalhães (Geografia) e Renata Frizeiro (Biologia) conduziram o trabalho de campo em que os jovens foram protagonistas de observações, investigações, pesquisas, experiências e discussões sobre as características ambientais. Isso incluiu “solo, relevo, hidrografia, clima, vegetação e fauna, bem como as ações humanas e conservação ambiental”, conta Luciana.
Assim, os estudantes fizeram experimentos importantes e significativos, em que estabeleceram comparações entre os biomas estudados. “Colhemos amostras de solo e da água com instrumentação técnica de medição da temperatura, umidade relativa, altimetria e pressão atmosférica, estabelecendo comparação entre os biomas”, conta Renata.
Por esta razão, o protagonismo dos estudantes está em consonância com a proposta de prática pedagógica da Rede Batista de Educação, como afirmaram as professoras.
“O trabalho de campo se revela como uma estratégia metodológica ativa, em que o estudante protagoniza o processo de aprendizagem, e também interdisciplinar, proporcionando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais relacionadas à observação investigativa, interpretação, análise reflexiva e crítica, comuns aos dois componentes curriculares, em um novo espaço de aprendizagem, que extrapola os muros da escola, possibilitando um contato direto com o meio ambiente”.
Ainda de acordo com as educadoras Luciana e Renata, o trabalho de campo tem importância fundamental na preparação para o vestibular, “uma vez que os assuntos relacionados ao meio ambiente são sempre abordados de maneira marcante no Enem e demais exames prestados pelos estudantes da 3ª série”, afirmaram.
Depoimentos dos estudantes
“A excursão para a Serra do Cipó foi a melhor excursão da minha vida. Além de aprender um pouco mais sobre os biomas e as condições climáticas do nosso estado, pude aproveitar e viver experiências incríveis junto com pessoas incríveis. Acho que não existe nenhuma excursão melhor para fazer no terceiro ano; por ser um ano muito desgastante e corrido, a serra pôde ser uma válvula de escape para muitos. Gostaria de agradecer às professoras Renata e Luciana, que se empenharam muito para que esse evento acontecesse da melhor maneira possível.”
Luiz Fernando Giovannini – 3ªA
“A Serra do Cipó foi, com certeza, a melhor excursão que eu fiz durante a fase do colégio. Não foi só por causa da excursão em si e do tanto de coisa que a gente fez, mas também pelo fato de a gente estar no terceirão. A pressão do Enem se esvaiu totalmente com a adrenalina de escalar as montanhas. É uma experiência que todo mundo precisa desfrutar. Os papos durante as caminhadas foram tranquilizadores, a comida estava deliciosa e todo mundo foi super educado. Outra parte muito especial da nossa visita foi com certeza a cachoeira. A vista é simplesmente espetacular, e a sensação de trabalho cumprido é extremamente gratificante.
Eu estou muito grato pela oportunidade de participar desse projeto tão bem pensado pelo corpo docente!”
Pedro de Castro – 3ªB
“Para mim, a experiência do trabalho de campo na Serra do Cipó se constituiu em muito aprendizado e uma mistura de sentimentos. Desde curiosidade e superação de expectativas até nostalgia e saudade. Passar algumas horas de qualidade com os meus amigos e colegas foi muito importante pra mim, uma vez que isso me permitiu aprender mais sobre eles e criar boas memórias. Além disso, foi possível que nós vivenciássemos o que aprendemos na sala de aula, assim completando o aprendizado. Essa viagem marcou não só o nosso ano, mas a nossa vida!”
Elisa Marques – 3ªC
“A excursão à Serra do Cipó foi incrível! Com o apoio das professoras Luciana, Renata e Patty, minha turma teve a chance de aprender de forma prática e direta, o que facilitou muito a absorção dos conteúdos sobre fauna, flora, climas e relevos. Além das vistas espetaculares do parque da cachoeira e da trilha que fizemos, tivemos uma pausa deliciosa no restaurante local, onde pudemos recarregar as energias e aproveitar o momento com os amigos, e pudemos desfrutar de um ônibus muito equipado e confortável. Foi a maneira perfeita de encerrar nossa vida escolar. Todos que nos acompanharam foram super cuidadosos e dedicados. Não poderia ter sido melhor!”
Júlia Leal – 3ªD