A partir do projeto pedagógico Iguais e Diferentes, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II tiveram a iniciativa de criar o Mercado Solidário – ação realizada para arrecadar fundos para ajudar instituições de caridade, realizado na manhã do dia 7 de outubro na quadra das Séries Finais.
Uma das etapas do projeto Iguais e Diferentes era visitar instituições de caridade, creches, asilos, hospitais e realizar trabalhos voluntários. Com isso, os estudantes perceberam a falta de recursos destas entidades e decidiram ajudar a mudar essa realidade. Surgiu assim a ideia de promover o Mercado Solidário. “Todos os itens do Mercado foram doados pelos próprios alunos e famílias, e o dinheiro arrecado com a venda deles destinou-se à compra de fraldas geriátricas, leite, produtos de higiene pessoal, etc., de acordo com as necessidades de cada instituição. A próxima etapa é a entrega dos donativos, e o que sobrar do Mercado também será doado. Com essa atividade os estudantes aprenderam solidariedade e atenção com os mais necessitados”, explica a coordenadora da série, Alessandra Duarte.
A professora de Língua Portuguesa Fabíola Souza conta que por meio deste projeto os alunos aprendem a conviver com quem é diferente deles, assistiram a filmes sobre o assunto e conheceram outras realidades. “Com essa atividade os alunos aprenderam a entender as diferenças (o que é o nosso alvo), conhecendo as dificuldades das outras pessoas, não só intelectuais e físicas, mas as diferenças sociais também”, observa a educadora.
O estudante Vinícius Gomes Pereira, de 13 anos, expressou alegria em participar do projeto. “Aprendi que ajudar o outro é uma forma de praticar o bem. Estou feliz por contribuir para tornar a vida de outra pessoa um pouco melhor. Ajudar o próximo sempre é uma coisa gratificante”, comentou.