Estudantes da Unidade Uberlândia do Colégio Batista Mineiro conquistaram duas premiações no Torneio Brasil de Robótica. As conquistas dos jovens competidores da equipe COR – Crazy of Robotics foram o 1⁰ lugar geral na etapa regional e o 1⁰ lugar de Mérito Científico (Pesquisa e solução) na etapa nacional, ambas disputadas na categoria Middle 1.
O Torneio Brasil de Robótica de 2020 ocorreu no formato on-line e foi realizado em duas etapas: a seletiva regional e a nacional, sendo que a primeira é classificatória para a segunda. Os estudantes competem em várias categorias, desde kids até universitários, tendo como desafio a pesquisa, a apresentação de solução para o problema e a parte prática que envolve a programação de robôs.
A equipe COR – Crazy of Robotics do Colégio Batista, que competiu na categoria Middle 1, foi composta por três estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais: Sarah Tosta, Marco Lopes e Davi Lanzarim, todos com idade entre 12 e 13 anos. De acordo com Suselaine da Fonseca Silva, professora de Matemática e Robótica e orientadora das equipes, a competição do último ano, que foi diferente das anteriores em decorrência do formato virtual, trouxe como tema “Fitossanidade – saúde dos grãos”. A equipe COR pesquisou e produziu um trabalho de Mérito Científico com o título “Controle do mofo-branco na lavoura de soja usando o trichoderma como agente biológico”.
A educadora explica que o torneio divulga o tema de pesquisa no início do ano, e as equipes devem pesquisar sobre o assunto e preparar uma apresentação para convencer os juízes de que a solução proposta por eles é a mais viável para reduzir ou até mesmo acabar com um problema relacionado ao tema. “Essa temática é sempre a mesma escolhida pela Unesco para aquele ano. Além dessa parte teórica, as equipes recebem um tapete de competição com missões que precisam ser realizadas no tempo de dois minutos por um robô. Após o tempo é computada a somatória de pontos da equipe, gerando um ranking da competição. No ano de 2020 não houve montagem do robô, apenas a programação na plataforma Open Roberta Lab”, destaca.
Para Suselaine, competições como esta são essenciais no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio da pesquisa, discussão de temas relevantes para a sociedade, competência da oratória e da empatia. A equipe COR, da Unidade Uberlândia, já está em preparação para participar da temporada 2021 do Torneio Brasil de Robótica, que neste ano tem como tema “Eliminação do trabalho infantil”.
A equipe de educadores do Colégio Batista Mineiro parabeniza os estudantes e a equipe pedagógica pela conquista!