Ampliar os conhecimentos históricos, geográficos, políticos e a formação de valores cívicos são assuntos de interesse dos jovens focados no ENEM e em outros processos seletivos para dar início à carreira profissional.
Para isso, os alunos do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro foram incentivados a participarem, nos dias 25 a 28 de maio, da XVII CM Mundi, simulação das Nações Unidas promovida pelo Colégio Militar de Belo Horizonte (Exército Brasileiro), com o apoio da professora do Batista, Luciana Magalhães.
Este evento simulou ambientes diplomáticos das relações internacionais, com a finalidade de proporcionar aos participantes mais conhecimento sobre o cenário político nacional mundial. Os estudantes assumiram papéis importantes, como chefes de Estado, jornalistas, juízes e militares, carregando consigo a responsabilidade de defender o ponto de vista da nação que representavam.
Segundo os organizadores do evento, a delegação do Colégio Batista foi a mais expressiva, não apenas pelo efetivo, que contou com mais de 30 alunos inscritos, mas pelo domínio argumentativo durante as simulações. Prova deste reconhecimento foi a referência elogiosa feita pela Secretária Geral da CM Mundi, Luiza Coutinho aos alunos do Batista e a menção honrosa atribuída às alunas Sarah Lanza (3º ano) que assumiu o papel de Juíza da Corte Europeia de Direitos Humanos – CEDH e Laura Gripp (1º ano), que foi a Delegada do Chile na Organização dos Estados Americanos – OEA, por demonstrarem domínio do tema e capacidade de argumentação, destacando-se entre os demais delegados.
“Participar da CM Mundi foi uma experiência única e surpreendente! Não só pela simulação de um comitê no estilo de corte, o que foi completamente novo, mas também por conhecer gente de tantos lugares do Brasil! Foi muito importante a possibilidade de treinar a oratória e perder o medo de falar. Além disso, o conteúdo que aprendi e estudei foi de uma proporção imensa! Enfim, foram dias muito bons para fazer amizades e entrar dentro desse mundo de Nações Unidas”! Completa Sarah.
Compartilha da mesma opinião a aluna Laura Gripp. “Foi extremamente gratificante participar deste evento. Enquanto estudante, é indubitável o conhecimento que adquiri, o exercício da retórica e o aprimoramento da oratória que abrem portas acadêmicas e profissionais. Enquanto pessoa, me acrescentou muito pela convivência com pessoas de outros lugares, sotaques e costumes, o que abriu a minha mente para um mundo de infinitas possibilidades. Agradeço ao Colégio Batista Mineiro por todo o apoio prestado, à professora Wany, que me incentivou a participar de atividades desse tipo, e em tudo me lembro de Jesus, autor da vida, que capacita e abre portas. Nada disso teria sentido se não fosse por Ele e para Ele”.
“Realmente, a participação dos alunos do Batista na XVII CM Mundi foi notável! Estudantes claramente dedicados que contribuíram muito para o andamento dos debates e se destacaram dentre os demais. Conseguiram superar os desafios das discussões. Espero que possam participar das próximas edições, pois realmente abrilhantaram o evento”, finaliza Luiza Coutinho.
O Colégio Batista promoverá nos dias 23 e 24 de junho a SIB-ONU (Simulação Interna do Batista – Organização das Nações Unidas) que simula as mesmas regras e procedimentos de conduta da ONU. Este é um projeto pedagógico interdisciplinar, promovido para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, com o objetivo de recriar o ambiente de Organizações Internacionais.
INSCREVA-SE ATÉ o dia 07.06.2017