Diferente da maioria dos trabalhos realizados em sala de aula, o projeto “Programa de Simpósios”, foi pensado e idealizado pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, unidade Floresta, sem qualquer orientação ou intervenção do corpo docente. O projeto nasceu do desejo dos alunos de conhecerem assuntos científicos complexos de forma aprofundada e com o foco em divulgação.
Sendo assim, ao longo do ano, diversos assuntos foram estudados durante o simpósio, como estudos forenses, física quântica, células-tronco e bioterrorismo, neurociência, nanotecnologia, utilização de animais e humanos em experimentos e outros. Com isso, os estudantes expandiram seu conhecimento para novas áreas, trazendo assuntos discutidos no campo científico para o cotidiano escolar.
Todo o aprendizado adquirido por meio do simpósio fortaleceu o desenvolvimento acadêmico, pessoal e deu um novo olhar para as oportunidades de trabalho, visto que, as transformações da contemporaneidade demandam dos estudantes habilidades interconectadas e cognitivas, comunicativas, criativas e, principalmente, de trabalho em equipe.
Do ponto de vista pedagógico, os estudantes trabalharam a autonomia, o protagonismo, a liderança e a solução da problemática. Portanto, o objetivo de democratizar o conhecimento veiculado em artigos científicos foi alcançado com êxito.