Hannah Luisa Gonçalves de Oliveira, com apoio do Colégio Batista, teve a chance de vivenciar a política de sua região
Os Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil da Rede Batista de Educação inspiram e apoiam os estudantes a serem protagonistas na realização de projetos que podem contribuir para a educação e cidadania do lugar em que vivem.
Hannah começa a contar a sua trajetória como jovem vereadora citando um lema do Colégio Batista Mineiro Sete Lagoas – “as pessoas podem tirar várias coisas de você, mas o conhecimento que você adquire sempre será seu” – para contar como ela pensava da política antes de passar pela experiência do Parlamento Jovem.
“Nunca fui interessada em política. Sempre fugi desse tipo de assunto, dado os exemplos ruins que tive ao longo da vida”, conta.
Mas a estudante foi incentivada pelos professores e profissionais da educação do Colégio a fazer parte do projeto, por acreditar na força e na garra que possui ao falar e exercer projetos e atividades.
“Encarei pela confiança que os educadores, principalmente Chris e Aline, depositaram em mim. Assim que conversei com elas, enxerguei a oportunidade de conhecer outras faces da política, viver algo novo e contribuir de alguma forma para meu Colégio e minha cidade”, afirmou Hannah.
A parceria com o Colégio foi fundamental para seu desenvolvimento. “Faz total diferença estar em um colégio que apoia e procura oportunidades únicas para seus estudantes. Me senti mudada depois do meu mandato. Sou uma pessoa melhor e com um novo olhar”, disse.
Para Hannah, as aulas foram fonte de inspiração para assuntos importantes discutidos na tribuna da Câmara Municipal.
“O Colégio Batista é fundamental desde o início, na participação e até o final do processo”.
Parlamento Jovem
Como vereadora jovem da Câmara Municipal de Sete Lagoas, a estudante vivenciou o trabalho de um parlamentar, aprendeu sobre os processos legislativos e participou de audiências públicas e reuniões em que são criados e discutidos projetos de lei.
“Levei pautas relevantes para discussão. Eu criei vários Pedidos de Providência para a melhoria da cidade, e uma Moção de Congratulação em reconhecimento à participação ativa do Colégio Batista na OBA e aos estudantes com maior desempenho, além de três Anteprojetos de Lei, sendo um deles aprovado e os outros dois em trâmite”, conta.
Das PLs criadas por ela, uma se tornou lei: Dia Municipal do Intercambista.
“O objetivo era que houvesse uma data especial anual para celebrar intercambistas e moradores que são host Family, bem como promover contato com aqueles que são interessados e provocar interesse”, disse.
Ainda de acordo com Hannah, durante a semana comemorativa haverá feiras com temas e assuntos relacionados a intercâmbios, além de promoções e depoimentos de intercambistas sobre a experiência.
“O inglês é de grande importância hoje no mercado profissional, e conhecer outras culturas, estudar em novos lugares e aprender idiomas é mais conhecimento”, afirma.
A data também será reconhecida no Colégio Batista Mineiro Sete Lagoas.
“O Colégio Batista foi minha inspiração para a criação da lei, devido à recepção de intercambistas de diferentes países e à troca intercultural recorrente entre os estudantes”, disse.
Por esse conhecimento, a estudante é e será eternamente grata ao Colégio.
“Eu sou eternamente grata ao Batista e aos que fizeram parte disso. É uma satisfação andar pelos corredores e encontrar pessoas do corpo docente e do corpo discente querendo conversar sobre o projeto e sobre melhorias que precisam ser providenciadas na cidade”, conta.