Sofia Mageste Calais Camilo é atleta do Mackenzie Esporte Clube, tem os pais como maiores incentivadores e o Colégio como grande parceiro na educação
Desde os 6 meses, Sofia está dentro d’água. Os pais a colocaram na natação desde cedo pelo bem-estar e saúde que este esporte proporciona para quem o pratica. Mas a estudante do Colégio Batista Mineiro Buritis foi crescendo e percebeu que a modalidade esportiva que praticava se tornava uma paixão.
“Quando Sofia terminou o último nível em uma escolinha de natação, a professora nos orientou a procurar um clube para ela fazer testes, por ela demonstrar bom desempenho e amor pelo esporte”, conta a mãe Flávia Mageste Calais Camilo.
Em 2023, Sofia foi chamada para treinar no Mackenzie Esporte Clube.
“Nesse mesmo ano, foi a 5ª melhor do Brasil, na categoria Mirim 1”, disse a mãe.
Com a natação, Sofia participou de campeonatos municipais e estaduais, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze. Já começava a escrever a sua história na piscina.
Sonho de ser medalhista olímpica
Daqui alguns dias, começam os Jogos Olímpicos, e Sofia sonha em fazer parte desta união do esporte mundial.
“Eu amo praticar esportes, desde bem novinha faço natação. Já fiz balé e ginástica artística, mas quando me tornei atleta de natação, a paixão pelo esporte ficou mais intensa, e o sonho de fazer parte da comissão olímpica de natação começou a ser planejado”, conta.
Colégio Batista Mineiro
Sofia também começa a escrever sua história no Colégio Batista Mineiro.
Para conciliar os estudos com os treinos, segue uma rotina diária necessária para conseguir cumprir seus compromissos com cuidado e atenção.
Quando precisa se ausentar das aulas, por exemplo, ela e a família sabem da parceria e acolhimento proporcionados pelo Colégio Batista Mineiro.
Os pais a matricularam na instituição de ensino conhecendo o empenho desta na formação do ser humano em toda sua integralidade emocional, social, física, cognitiva e espiritual, além do comprometimento com a ciência, os valores cristãos e a fé.
Outra questão que os fez perceber ainda mais como o Colégio valoriza seus estudantes e pais e/ou responsáveis foi receberem apoio e ajuda quando Sofia precisa se ausentar das aulas por conta de treinos e campeonatos.
“O Batista apoia e ajuda a conciliar tudo. É muito parceiro da nossa família. O incentivo à Sofia também é fundamental tanto como estudante e como atleta”, afirma a mãe.
Já com a turma, Sofia diz que os colegas acham interessante ter uma atleta na mesma sala. Quando as competições são transmitidas pela TV, eles assistem e ficam admirados.
“Eles me parabenizam quando assistem uma competição e ficam curiosos em saber como é competir. Acham legal eu ser nadadora”.
Família
Sofia se sente realizada por ter o incentivo e apoio da sua família na sua jornada como atleta de natação.
“Sempre estão por perto e me incentivam o tempo todo, desde quando me levam para os treinos até quando me acompanham nas competições, mesmo sendo fora de BH”, conta.
A mãe, Flávia, diz que o apoio da família é para todas as suas conquistas, seja qual for o momento que ela vive.
“Desejamos que ela coloque sempre Deus em primeiro lugar na vida dela, e, enquanto for bom e ela estiver bem e feliz [na natação], nós iremos apoiá-la”.