Um sorriso que encanta o público. Os segundos que antecedem o início de uma apresentação são marcados por muita concentração e olhar fixo na pista. Essas são algumas das características marcantes da atleta de patinação artística Carolina Costa Leindecker, 14 anos. A jovem, que é estudante do Colégio Batista Brasil – Unidade Porto Alegre, conquistou o 5º lugar na categoria cadete (13 a 15 anos) no America’s World Cup, competição disputada em Orlando, nos Estados Unidos.
Carolina pratica o esporte desde os cinco anos e conta que inicialmente sonhava em fazer ginástica artística, como a mãe, que praticou a modalidade por 12 anos. “Eu pratico a patinação artística desde 2013, já estou há nove anos conhecendo os desafios e superando obstáculos dessa prática esportiva de alto rendimento”. Andrea Costa Leindecker, mãe da atleta, explica que o esporte criou laços significativos e importantes na família. “Meus pais sempre incentivaram que eu e minha irmã praticássemos uma atividade esportiva. Fiz ginástica olímpica (atualmente conhecida como ginástica artística) por 12 anos e, quando parei a ginástica, pratiquei esgrima por cerca de oito anos. A Carolina sempre sonhou em fazer ginástica, mas eu não permiti, por questões de lesões que o esporte pode ocasionar. E sem querer, ela conheceu a patinação e começou a praticar desde criança. Acredito que o esporte fortalece vínculos, faz com que a criança e o adolescente se desenvolvam melhor, pois aprendem a se desafiar, a ter rotina e a saber lidar com perdas, frustrações, tornando-se assim mais autônomos em suas tarefas”, ressalta.
Para a atleta conciliar os estudos com os treinos é um desafio diário, pois a rotina de treinos exige disciplina, foco e muita determinação. “Os horários dos treinos são extensos, o que faz com que eu saia de casa por volta das 7 horas da manhã e chegue às 23h”. A mãe ressalta que a escola é muito parceira e compreensiva com a agenda da Carolina. “O Colégio Batista sempre foi muito próximo, em termos de contato conosco, em função dos desafios da minha filha como atleta, pois é comum se ausentar da escola para compromissos da patinação”.
Estudante Carolina Costa Leindecker e sua técnica Gabriela Bolognesi em uma competição internacional.
Em 2021, Carolina passou por um dos maiores desafios da sua vida, após sofrer uma lesão durante o Campeonato Gaúcho de Patinação Artística. Para a mãe, o aprendizado sobre valores praticados no Colégio Batista Brasil, como respeito, empatia, solidariedade e persistência, contribuíram para que a filha superasse esse obstáculo, voltasse a treinar e depois conquistasse destaque no Top 5 do campeonato internacional disputado neste ano na Flórida (EUA). “Os valores que a escola ensina e a vivência têm muito a ver com os que escolhemos para a nossa vida como família. Foi justamente por esses valores e ensinamentos que a Carolina venceu o último ano, quando se lesionou em uma de suas provas de uma competição estadual. Persistindo, ela conseguiu retomar sua performance e está se dedicando a recuperar o tempo que ficou parada”, conta.
Para o futuro, a atleta sonha disputar o Campeonato Mundial de Patinação Artística ao lado da sua técnica, Gabriela Bolognesi. “Nós, do Colégio Batista Brasil, estamos muito felizes e orgulhosos por suas conquistas e sucesso. Voa alto, pois sabemos do quanto é capaz. Parabéns e que Deus a abençoe sempre!”, pontuou Daniela Zilz, diretora da unidade.