A emoção no olhar da estudante Sara Emanuele Marques Carvalho, 11 anos, que cursa o 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais na unidade João Pessoa do Colégio Batista Brasil, encantou educadores e público presente. A jovem recebeu a medalha de ouro pelo seu desempenho no Concurso Canguru de Matemática 2022. Além disso, a aluna acertou todas as questões da prova realizada por alunos de todo o Brasil.
Essa foi a primeira participação da unidade nessa competição escolar internacional destinada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Ao todo, o colégio conquistou 6 medalhas (1 ouro, 1 prata, 1 bronze e 3 honras ao mérito) bastante comemoradas pela equipe de educadores. Para o professor de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais Cadhimiel Macário Cabral, uma das definições para a palavra ‘realização’ no caso de um professor é poder acompanhar de perto a evolução dos seus estudantes, compartilhando momentos em que seus objetivos são alcançados. “Ao receber os resultados do Canguru de Matemática, fiquei extremamente grato a Deus e muito emocionado, uma vez que visualizei o esforço e a dedicação dos alunos no preparo para o concurso e então chegou o momento em que eles colheram os frutos”, conta.
Para Sara, receber a notícia da conquista da medalha de ouro foi emocionante, pois achava difícil se destacar em um concurso com alunos de todo o país. A Matemática é a matéria favorita da estudante, que participou pela primeira vez de uma competição escolar. “Após ver os ganhadores do terceiro e segundo lugar, nasceu um pontinho de esperança dentro de mim, fiquei muito ansiosa e me perguntava: ‘Meu Deus, será que sou eu?’. Quando meu nome e minha foto apareceram no telão, desabei em lágrimas, não sabia se chorava ou se sorria. Abracei minha mãe, corri para meu professor Cadhimiel, que me ajudou muito na preparação para a prova”, relembra.
O tempo de preparação para o concurso foi curto, segundo o educador, mas também foi gratificante trabalhar em equipe. “A diretora Sandra Coelho me apresentou o desafio da competição, e abracei a ideia. Separamos uma semana para ministrar aulas extras, no contraturno dos estudantes, com o objetivo de apresentar as questões, comentá-las e resolvê-las. A conscientização da aprendizagem de uma maneira mais lúdica, o dinamismo de uma pequena competição de forma saudável e outras atividades foram essenciais no momento que antecedeu a avaliação. Com isso, acredito que podemos despertar gigantes que estão adormecidos dentro dos nossos pequeninos estudantes, mostrando-lhes o quão longe podem chegar”, completa Cadhimiel.
Verônica Cristina Marques Carvalho é a mãe da Sara e também atua como educadora do 3º ano do Ensino Fundamental na unidade. Para ela, a conquista da filha foi um momento de muita alegria e orgulho. “Sara sempre foi uma criança dedicada, organizada e disciplinada com os estudos. Essa conquista, apesar de ser mérito dela, tem um pouco de nossa participação, pois todos nos envolvemos, auxiliamos no Para Casa, tiramos dúvidas e a estimulamos sempre a aprofundar os conteúdos”.
A equipe de educadores do Colégio Batista Brasil parabeniza todos os estudantes pela participação e excelente desempenho no Concurso Canguru de Matemática.