Mais de 200 estudantes foram protagonistas na Simulação Interna do Batista como membros e parte de delegações dos países que integram os comitês simulados da ONU
Já imaginou poder participar e colaborar em decisões de assuntos relacionados aos direitos humanos, à energia atômica, ao julgamento de um presidente por crimes de guerra, a um momento histórico e a impactos futuros da inteligência artificial nas relações internacionais?
Os estudantes do 9º ano e do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais participaram, e mais, vivenciaram e protagonizaram sessões de diálogo em que puderam exercer muitas habilidades, como oratória e pensamento crítico, e ainda atuar como mediadores para buscar a paz mundial.
Na 11ª SIB-ONU, os estudantes puderam optar pelo comitê do qual queriam participar. Suas escolhas foram balizadas por seus interesses nas temáticas propostas. Conheça os comitês deste ano:
No Comitê da Imprensa, os estudantes simularam ser membros de uma agência de comunicação e foram responsáveis por todo material e veiculação das sessões realizadas durantes a SIB-ONU.
O Comitê UNODC – Tráfico Humano e Organizações Criminosas Transnacionais defendeu a necessidade e a urgência de promover ações para o combate ao tráfico humano e para o acolhimento às pessoas que passaram por essa atrocidade. O trabalhou resultou em um documento com tópicos de relevância a respeito dos direitos humanos, apontando soluções para o fim desse crime.
O Comitê IAEA – Desastre na usina nuclear de Bruce e a segurança atômica global gerou uma crise entre as delegações do Canadá e da Rússia, com a primeira acusando fortemente a segunda, o que dividiu opiniões. A sessão terminou com a reunião dos delegados para resolver a situação, a fim de não ocasionar consequências mundiais.
No Comitê TPI – O julgamento de Vladimir Putin por crimes de guerra, os estudantes trajaram togas para simular o acontecimento do julgamento de Putin. Durante a audiência, defesa e promotoria apresentaram provas e/ou fatores que poderiam absolver ou incriminar o presidente russo. O julgamento foi marcado por muitas intervenções. O resultado sairá daqui um mês.
O Comité da Assembleia Geral da ONU estudou um importante momento da história mundial: o Plano de Partilha da Palestina, documento criado em 1947. A simulação foi intensa entre as delegações de países, com acusações e pedidos de desculpas para conter uma crise. O tratado foi aceito com o compromisso de implementar ações humanitárias, o que pode se tornar um risco para essa divisão.
O Comitê OIT – Inteligência artificial, automação e a crise de desemprego mundial realizou uma simulação futurística que apresentou a crise formada pelo desenvolvimento descontrolado da inteligência artificial, o que não era esperado pelos membros das delegações dos países. O uso de aparelhos telefônicos foi proibido durante a sessão, e por esta razão o documento com propostas para amenizar a situação foi produzido por meio da fala e da escrita.
Para a diretora do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais, Claudia Beatriz Arruda, a SIB-ONU já é respeitada e reconhecida pelos estudantes de Minas Gerais “por reunir estudantes que querem fazer parte de simulações de discussões sobre assuntos que são tratados na ONU. Isso gera vivências, crescimento, descobertas que levarão para toda vida, seja escolhendo a profissão de diplomata ou aprendendo a fazer uso de recursos orais e verbais para assuntos particulares ou profissionais”, afirma.
Ainda de acordo com a diretora do Colégio, a SIB-ONU é um evento diferenciado, pois “os jovens terminam as simulações muito mais diferentes em relação ao que já fizeram com relação a estudos, debates e discussões”.
Claudia expressou a gratidão à equipe de educadores do Colégio Batista Mineiro que se empenhou para promover o evento com determinação e dedicação.
“Quero reconhecer os trabalhos dos professores Fabio Baião, Luciana Magalhães, Lilian Soares e da equipe de coordenação do Ensino Médio por transformar a SIB-ONU em uma trilha de itinerário formativo, já que o evento desenvolve habilidades requeridas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”