Como impor limites às crianças? O uso da palmada é válido? Como agir ao dar bronca? Fazer elogios demais estraga? Como criar um filho único? Todos os dias, pais e mães deparam-se com estas questões – e muitas outras – na aventura de educar seus filhos.
Exatamente para esclarecer dúvidas e dividir experiências, o Colégio Batista Mineiro convidou a pedagoga e escritora Cris Poli, apresentadora do programa SuperNanny, transmitido pelo SBT, para conversar com os pais mineiros. Com o tema “Filhos transformados pela educação”, o bate-papo aconteceu no dia 31 de agosto (quarta-feira), às 19h30, na unidade do bairro Floresta. O objetivo do evento foi trazer novas perspectivas sobre educação para ajudar a transformar a vida das crianças, em uma conversa aberta e franca para pais com filhos de todas as idades. “Somos educadores e estamos diante destes desafios todos os dias. Então, essa é mais uma oportunidade de aprendizado. Somos uma escola comprometida com resultados, não só com o Enem, mas também com a formação do ser humano por inteiro, construindo uma sociedade melhor e mais forte”, explica o diretor-geral da Rede Batista de Educação, professor Valseni Braga.
Durante a palestra, Cris Poli disse que educação é vida; é transmissão de princípios de uma geração para outra. Ela citou alguns princípios e valores como autoridade, responsabilidade, respeito, limites, disciplina, organização, amor, elogio, incentivo, rotina, regras e reconhecimento. Afirmou ainda que é na primeira infância (de 0 a 7 anos) que acontece a formação da personalidade e do caráter da criança. É nessa fase que ela precisa aprender a amar, a colaborar, ser pontual, honesta, etc. “Acredito que são valores, virtudes e princípios para se ter bons relacionamentos, pois a criança não nasce sabendo isso, mas aprende vendo os exemplos. Precisamos ensinar e formar esse caráter. Como fazer isso? Conhecendo o seu filho. Descobrindo os seus talentos, valorizando-os para que a autoestima dele seja fortalecida. É assim que formamos futuros líderes cristãos”, explica a pedagoga.
A educação começa em casa e nas famílias. Cris reforçou a importância da palavra de Deus na educação dos filhos. Citou Hebreus 4.12, que diz: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”. Resumiu educação referindo-se a Provérbios 22.6: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Para a escritora, a escola é como a extensão da família na educação das crianças. Essa é a chave: pais e professores andando juntos e conduzindo a criança pelo caminho em que deve andar. Ela concluiu a palestra afirmando: “Queremos gerar líderes que não se apartam dos princípios cristãos”.
Ao final do evento, Cris Poli deu autógrafos e conversou ainda com algumas mães. Estavam presentes vários veículos de comunicação, além de blogueiros, diretores de unidades do Colégio Batista, professores, colaboradores e pais. As crianças ficaram no espaço kids, onde havia cinema, pipoca e suco.
Os interessados em aprender mais e dividir suas experiências sobre criação e educação dos filhos não podem perder o próximo encontro do programa Escola de Pais, com a palestra musical de Asaph Borba intitulada “De um pai para seus filhos – conselhos necessários antes de deixarem o ‘ninho’”, que acontecerá no dia 29 de setembro (quinta-feira) às 19h, no Auditório A – Rua Plombagina, 305, Floresta.