A Escola Batista de Música (EBM), da Rede Batista de Educação, está completando um ano de fundação. Para celebrar a data, a escola promove a série de concertos “Noites Musicais” entre os dias 10 e 31 de agosto. A programação inclui récitas da Orquestra de Sarzedo, da Orquestra Jovem Ramacrisna e do coral Black to Black. Haverá ainda um concerto do coral da Escola Batista de Música e apresentação dos estudantes da instituição. A entrada é aberta ao público e gratuita.
Mais do que visar resultados, a EBM ensina que música deve ser feita com amor e propósito. Por isso, conforme o diretor da EBM, o concertista e organista, Dr. Handel Cecilio, a programação foi desenvolvida a partir do desejo de evidenciar projetos que possuem a mesma visão.
Um desses trabalhos é o da Orquestra Jovem Ramacrisna, criada em 2005. Destinada a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social de comunidades localizadas em área rural da cidade de Betim, durante a série “Noites Musicais”, a orquestra trará o universo da música clássica.
Já a Orquestra de Sarzedo, criada em 2009, oferece gratuitamente aulas com professores qualificados, instrumentos e uniformes para mais de 50 alunos. Idealizado pelo maestro Joanir Oliveira e pela violinista Karine de Oliveira, a orquestra apresentará, durante a série “Noites Musicais”, desde canções de autoria dos Beatles a peças eruditas, passando por músicas populares e temas de filmes.
O Coral Black to Black, por sua vez, apresentará um repertório cristão. No estilo black music gospel, inspirado nos grupos musicais das igrejas pentecostais americanas, o coral trará canções autorais e também releituras de louvores nacionais e internacionais. Com a proposta de transformar vidas e resgatar talentos muitas vezes esquecidos, o coral nasceu em 2016 com 15 integrantes e conta hoje com mais de 250 vozes, além de instrumentistas e colaboradores.
Para tocar a mente e o coração
Formado por professores e músicos da escola, o coral da Escola Batista de Música trará um repertório composto por músicas sacras. “O primeiro aspecto que levamos em consideração para a escolha das canções é a letra. Buscamos sempre trazer músicas com letras que sejam de fácil entendimento para o público, porque queremos que elas toquem mais a mente e o coração das pessoas. É necessário compreender o que está sendo cantado”, explica o diretor da EBM, Dr. Handel Cecilio.
A série de concertos “Noites Musicais” contará ainda com uma audição dos estudantes da EBM. Em estilos variados, as apresentações são uma oportunidade de mostrar o rendimento dos estudantes e apresentar novos talentos à comunidade.
A Escola Batista de Música
Criada em 2017, a Escola Batista de Música integra a Rede Batista de Educação e destina-se tanto ao público interno quanto externo. Atualmente, a escola oferece aulas nas modalidades popular e erudita, de piano, violino, sax, teclado, violão e guitarra, contrabaixo elétrico, canto, musicalização infantil, instrumentos de percussão, bateria, regência de coral e orquestral. E, para este semestre, a novidade da escola é o curso de ukulele.
“Estamos muito felizes com o aniversário de um ano da EBM. Temos feito um trabalho sempre visando a qualidade, com o foco na utilização da música como meio de transformação social e cultural tanto dos músicos quanto do público que assiste às apresentações”, frisa Handel.
O diretor lembra que a música traz também outros benefícios. “A neurociência já provou que a música exercita o cérebro ativando conexões, auxiliando o aprendizado de outras disciplinas. Sendo assim, a EBM cumpre ainda uma função educacional ao contribuir para que o estudante tenha melhores desempenhos na vida acadêmica, além de trazer disciplina, criar vínculos, melhorar a comunicação, fortalecer a memória e ajudar o emocional”, destaca Handel.
Serviço:
Escola Batista de Música completa um ano de fundação com a série de concertos “Noites Musicais”
Data: de 10 a 31 de agosto, às 19h30.
Local: Teatro Maddox [anexo ao Colégio Batista Mineiro] – rua Plombagina, 305, Floresta – Belo Horizonte.
Entrada gratuita.
Programação:
10/08 – Orquestra de Sarzedo
17/08 – Audição dos estudantes da Escola Batista de Música
24/08 – Orquestra Jovem Ramacrisna
27/08 – Coro do Centenário do Colégio Batista, professores e grupo de metais e tímpanos da Escola Batista de Música
31/08 – Coral Black to Black