Nessa última semana, a instituição de ensino superior Ibmec promoveu uma palestra no Colégio Batista Mineiro – Unidade Floresta, orientando sobre atividades relevantes que auxiliam os estudantes no plano de carreira. Decisão difícil para alguns e para outros, nem tanto. Já no começo do Ensino Médio, e próximos de terminar a fase escolar, muitos dos estudantes do 1º ano das Séries Finais ainda sentem o peso da indecisão.
A ideia, segundo Luciana Resende, supervisora de relacionamentos do Ibmec, é colaborar com escolas parceiras da instituição e esclarecer dúvidas dos estudantes sobre qual carreira seguir. “Reunimos workshops e atividades com ações voltadas para carreiras e habilidades interpessoais e orientamos os estudantes no diagnóstico da escolha”, cita.
Para Aline Melazo, palestrante e analista de carreira do Ibmec, o importante é alinhar a teoria com a prática e incentivar os estudantes a conhecer melhor o mercado, como muitos já têm feito. Durante a palestra, a equipe deu dicas sobre as profissões, realizou testes vocacionais com os estudantes e trabalhou características humanas que facilitam o relacionamento interpessoal.
A estudante Luisa Sanches, da 1ª série do Ensino Médio, apreciou as palavras da palestrante a respeito de pensar em profissões crescentes no mercado de trabalho e da identificação com o ofício. “Penso em seguir uma área mais artística de criação, como design, por exemplo, e nela posso me especializar em uma vertente que financeiramente renda melhor que outras”, explica.
Na dúvida entre quatro cursos, Nícolas Souza, do 1º ano das Séries Finais, ainda sente o peso da escolha. Para o estudante, o mais importante na hora da escolha da profissão é entender seus próprios objetivos e intenções. “Nem sempre preciso escolher um curso pela remuneração, pode ser, por exemplo, ajudar as pessoas, como prefiro priorizar”, diz.