Mais de 2,7 milhões de alunos de todo o Brasil aguardaram, na última semana, a tão esperada nota da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Entre eles, estava Lucas Menchick Cardoso, 18 anos, estudante do Colégio Batista Brasil – Unidade Floresta/Porto Alegre, que teve a grata surpresa ao conquistar nota 980 no exame. O índice de avaliação vai de 0 a 1.000 pontos, sendo que a média deste ano foi de 588,74. Dedicação, esforço e persistência foram essenciais para essa vitória do jovem, que sonha em cursar medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
“Não fiz cursinho no ano passado. Somente assisti alguns materiais, além dos conteúdos didáticos propostos pelo Batista, visando à preparação para o Enem. Durante a minha preparação para a prova de redação, escrevi uma dissertação no modelo Enem a cada duas semanas, intercalando com a escrita de textos seguindo o modelo da UFRGS”, relembra Lucas.
Para Raquel Menchick, mãe do estudante, foi muito gratificante e recompensador acompanhar toda a trajetória do filho e receber a notícia. “A minha ficha caiu há alguns dias. Nós não esperávamos que ele obtivesse uma nota tão alta na prova de redação ao realizar seu primeiro Enem. Para mim, foi uma experiência completamente diferente e especial, porque acompanhei o esforço do Lucas, os estudos, os textos que ele fazia para treinar a escrita. Ficamos muito orgulhosos”, conta.
Neste ano, um dos temas da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Para Lucas, a proposta foi pertinente e não poderia fazer mais sentido na época atual. “Acredito que o assunto tenha pegado muitos de surpresa. Eu mesmo apostava em algo diferente antes do tópico saúde. Nunca tinha escrito especificamente acerca das doenças mentais, mas já tinha feito redações que englobavam saúde como o tema central”.
Além do Lucas, com nota 980 na prova de redação, outros quatro estudantes da unidade alcançaram resultados acima de 900 pontos na avaliação A diretora da instituição, Daniela Zilz, acredita que quando um aluno se esforça, tem hábito de estudo, se prepara e busca pelo aprendizado, os resultados são visíveis. “Ficamos muito felizes, como escola, com as conquistas dos nossos discentes, pois sabemos a qualidade do ensino que oferecemos a eles em todas as áreas do conhecimento, especificamente nessa matéria, a redação. E, na verdade, imaginávamos que essa turma iria ter um resultado muito satisfatório, porque são jovens focados, esforçados e que se prepararam muito”, afirma.
O estudante Lucas conta que a expectativa maior, após os resultados do Enem, é sempre a aprovação. Porém, ele acredita que esse cenário de espera vivenciado por alunos de todo o país é uma experiência única e que apenas eles são capazes de entender. “Levando em consideração as perspectivas e todos os anseios e turbulências que nós, estudantes, atravessamos, vale a pena refletir sobre o próprio tema da redação. É necessário discutirmos sobre saúde mental — deixando de lado os estigmas de um pensamento obsoleto e entendendo a sua importância — para que o processo referente à realização dos nossos sonhos seja trilhado de forma saudável”, destacou.
Dicas
Para alcançar 1000 pontos na redação do Enem, são avaliadas cinco competências, segundo o Inep: o domínio da forma padrão da língua nativa; compreensão da proposta do tema; seleção e organização das ideias; demonstração de conhecimento da língua necessário para argumentação; e elaboração de propostas de solução para os problemas apresentados.
Para Lucas, a primeira dica para quem deseja obter um bom resultado na redação é a composição de um repertório sociocultural. “Toda informação dirigida ao participante da prova, recebida na proposta de texto, precisa ser manipulada de alguma forma. O repertório nada mais é do que uma série de informações adquiridas durante os anos de estudo (citações, conteúdos estudados, séries, filmes, filosofia, legislação etc), que serão utilizadas para o desenvolvimento do seu texto. Já a segunda dica está relacionada ao entendimento das competências por parte dos estudantes. “Deixando-as de lado, os corretores receberão um texto com várias lacunas (e eles estão lá justamente para identificá-las). É importante estar atento a elas e treinar bastante”, afirma.
A equipe de educadores do Colégio Batista Brasil – Unidade Floresta/Porto Alegre – parabeniza o estudante Lucas e a seus colegas pelo seu excelente desempenho no Enem 2020!