*Escrito por Márcio Soares
A educação socioemocional é um pilar fundamental para o desenvolvimento humano, pois envolve habilidades que ajudam os indivíduos a lidar com as emoções, construir relacionamentos saudáveis e tomar decisões conscientes. Quando associada ao brincar, essa abordagem se torna ainda mais eficaz, especialmente na Educação Infantil, onde o lúdico é a principal forma de aprendizado.
O brincar é uma necessidade natural das crianças e um caminho essencial para que explorem, experimentem e compreendam o mundo ao seu redor. Durante as brincadeiras, elas desenvolvem competências socioemocionais como empatia, cooperação e resiliência. Além disso, aprendem a reconhecer e expressar emoções, fortalecendo sua autoestima e o equilíbrio emocional.
Como a Rede Batista de Educação promove essa abordagem
Na Rede Batista de Educação, a educação socioemocional é trabalhada de forma estruturada e intencional. Um exemplo é o Bene:) Formação Ética e Socioemocional, programa que utiliza histórias, dinâmicas e jogos para ensinar valores e virtudes de maneira acessível e envolvente para as crianças.
Metodologias ativas
Além disso, a adoção de metodologias ativas, como o Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), potencializa o aprendizado. Esse método envolve quatro etapas — vivência, relato, processamento e aplicação — permitindo que os estudantes experimentem, reflitam e consolidem conhecimentos por meio do brincar.
A participação da família no processo
O desenvolvimento socioemocional não se restringe ao ambiente escolar. A parceria com as famílias é fundamental para reforçar os aprendizados adquiridos. Jogos, contação de histórias e brincadeiras em casa fortalecem os vínculos familiares e ajudam a consolidar habilidades emocionais e sociais.
Brincar e aprender: um caminho para um futuro mais saudável
A integração entre educação socioemocional e brincadeiras na infância não apenas torna o aprendizado mais prazeroso, mas também contribui para a formação de adultos mais equilibrados e responsáveis. Quando o lúdico é valorizado, as crianças crescem mais confiantes, resilientes e preparadas para enfrentar os desafios da vida.
Na Rede Batista de Educação, esse compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes reflete a missão de formar cidadãos que, além do conhecimento acadêmico, cultivem empatia, ética e inteligência emocional desde os primeiros anos.
*Márcio Soares é pedagogo e gerente executivo do Instituto Hexis – Programa Bene:) Formação Ética e Socioemocional.