Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro e do Colégio Batista Brasil foram convidados a ter uma aula sobre educação financeira com um especialista no assunto. Economista, educador financeiro, colunista da Rede 98 e ex-aluno do Colégio Batista, Samuel Barbi conduziu a palestra “Plantar: planejando o futuro”, com dicas de como utilizar o tempo de forma inteligente para poupar e ganhar dinheiro.
A atividade integra o planejamento de conteúdo das aulas do itinerário formativo Educação Financeira: investimentos, que compõem a grade curricular do novo Ensino Médio. Samuel é ex-estudante da unidade Floresta – Séries Finais e contou como é gratificante voltar à escola que contribuiu para sua formação pessoal e sucesso profissional. “Estou muito feliz e grato a Deus por estar aqui hoje falando para vocês sobre um assunto tão importante e relevante para toda sociedade. Se todos pudessem ter a oportunidade de aprender sobre educação financeira desde cedo, as pessoas teriam uma vida mais organizada financeiramente, com mais informação e sabendo gastar o seu dinheiro”, declarou.
Temas como facilidade de acesso à informação e cuidados necessários na busca ao conhecimento foram abordados e debatidos na palestra. Além disso, a forma como as famílias brasileiras lidam com o dinheiro e com eventuais problemas financeiros foi um dos principais tópicos da palestra. Segundo Samuel, 77,3% das famílias brasileiras sofrem com problemas financeiros.
De acordo com o economista, é preciso planejar e pensar em como gastar dinheiro, e não ceder às compras por impulso. Outro ponto importante é investir o dinheiro de acordo com o perfil e as condições de cada um. Neste ponto, Samuel fez questão de apontar as diferenças entre poupança e investimento. Segundo ele, “poupar é deixar o dinheiro descansando”, enquanto investir é fazer o dinheiro trabalhar e render.