Para auxiliar os alunos na escolha da carreira profissional, o Colégio Batista Mineiro promoveu, na manhã do dia 1º de outubro, o Ebop (Encontro no Batista de Orientação Profissional), com portas abertas para diversas faculdades. O intuito do evento era abordar assuntos relacionados a profissões da atualidade e ao mercado de trabalho, além de ter a presença de profissionais de várias áreas do conhecimento para esclarecer as dúvidas dos alunos.
O Ebop é um evento anual, estratégico e planejado, que busca diversidade no contato entre os alunos, que buscam informações sobre o mercado de trabalho, e profissionais capacitados em diversas áreas, a fim de tratar de remunerações e outras questões inerentes ao processo de escolha profissional. Os convidados enriqueceram o encontro compartilhando suas experiências no momento da escolha de suas profissões. Após a apresentação de cada palestrante, os estudantes puderam fazer perguntas, trocar ideias e buscar entendimento para suas dúvidas e dilemas.
Letícia Spietro, estudante do curso de Relações Públicas e estagiária na agência Una 360º, acredita que o Batista promoveu uma ação de excelência para seus alunos. “Não tive essa oportunidade quando fiz a minha escolha durante o período de colégio. Os alunos do Batista estão conhecendo cada profissão de perto, tirando suas dúvidas com profissionais que estão no mercado há muitos anos. Essa experiência é fantástica, e, como envolve diversas faculdades, os alunos podem até mesmo optar pelo melhor custo-benefício”.
Além das atividades citadas acima, o Colégio Batista promove atividades de orientação profissional, e concede atendimento ao aluno que apresente dificuldade no momento da escolha profissional.
A coordenadora da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro, Júnia Batista Tavares Marcossi, informou que esse ano houve uma mudança no formato do evento. “O Ebop acontece há muitos anos, com palestras em que profissionais de várias faculdades tiravam as dúvidas dos alunos dispondo de apenas cinco minutos para cada especialidade, limitando o conhecimento da área escolhida e impossibilitando o estudante de sair para acompanhar outras apresentações. Com esse novo modelo conseguimos maior interação dos alunos com as várias universidades, trazendo para o Batista doze faculdades com mostras em salas interativas”.
Uma dessas mostras exibiu uma bicicleta elétrica produzida pela Sense Eletrônica, empresa que atua no mercado de automação industrial, oferecendo soluções em sensoriamento e conectividade. O equipamento despertou a curiosidade dos alunos, e alguns tiveram a oportunidade de andar e se divertir pelo corredor entre o auditório e as quadras, que serviu de ciclovia. Angélica, monitora de Engenharia Elétrica da Sense, explicou com mais detalhes o funcionamento do veículo. “Ela possui uma bateria na traseira e um motor na roda dianteira, acionado por um sensor no pedal, que envia um comando e gera energia para manter o funcionamento. Se em algum momento o condutor parar de pedalar, a bicicleta corta a energia do motor, o que acontece também quando se aciona o freio”.
Com todas essas apresentações, tanto as práticas, com montagem de experimentos eletrônicos, quanto as salas interativas voltadas para áreas de saúde e química, os alunos tiravam suas dúvidas e ao mesmo tempo se divertiam. O Ebop desse ano foi considerado um sucesso, e muitos participantes já saíram pensando no próximo.