Evento esportivo que atrai as atenções de todos, a Copa do Mundo tem sido temática de estudos no Colégio Batista Mineiro, como ocorreu na unidade Ouro Branco. Os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental da escola realizaram uma pesquisa que abordou as diferentes etnias existentes e a influência no âmbito cultural dos países participantes da Copa.
Conforme a professora Eliane Santiago, o projeto levou os alunos a desenvolver competências pedagógicas na área social, intelectual, política e cultural, visando o enriquecimento das aulas por meio da pesquisa da história e cultura dos países. “O objetivo foi o de promover uma educação para a cidadania, proporcionando a convivência com a cultura do outro, buscando levar o educando a conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura de diferentes países do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais”, afirmou.
Para isso, os estudantes aprenderam sobre obras de arte, danças, brincadeiras, músicas e artesanato típicos dos países, o que contribui para a formação de cidadãos críticos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito ao próximo e às diferenças culturais entre povos e etnias.