Não basta apenas ser fera na matemática. Estudos, dedicação e disciplina na rotina de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio também são fatores essenciais para um candidato alcançar excelência no exame. Dois estudantes da Unidade Floresta – Séries Finais do Colégio Batista Mineiro conquistaram nota acima de 900 pontos na prova de matemática do Enem.
Um desses jovens é Thiago Gontijo Andrade, de 18 anos, que em breve vai cursar Engenharia Química na Universidade de São Paulo (USP). O estudante conta que a pontuação era uma meta e que o resultado foi uma grata surpresa. “A preparação foi intensa. Realizei simulados, exercícios, revisões e contei principalmente com o apoio e estímulos dos educadores do colégio”, destaca Thiago. Os professores de matemática Carlos Roberto Amâncio Sousa e Bruno Vinícius dos Anjos e Silva, que lecionam para as turmas da 3ª série do Ensino Médio, citam o trabalho em equipe dos docentes do Colégio Batista, a relação de confiança com os alunos e o apoio incondicional de suas famílias como os principais responsáveis pelos frutos alcançados na avaliação.
Segundo o Inep, no Enem 2020 a média dessa área do conhecimento – Matemática e suas tecnologias – foi de 520,73 pontos. O educador Carlos explica que a preparação dos docentes visando à realização da prova é feita por todo o grupo de professores da disciplina. “Trabalhamos desde os anos iniciais, procurando desenvolver capacidade de raciocínio e resolução de problemas, sem deixar de consolidar o conteúdo matemático de acordo com cada série escolar. Na terceira série, intensificamos o ritmo de estudos com simulados e intervenções pedagógicas constantes correspondentes. Obtivemos excelentes resultados, acima de 900 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio, com incríveis 43 acertos em 45 possíveis na prova de matemática, uma grande alegria para todos nós”, ressalta.
A outra jovem que também se destacou no exame foi Beatriz Alves Miranda, de 18 anos. A estudante, que segue empenhada nos estudos para alcançar seus sonhos, diz que o resultado da prova de matemática foi uma surpresa, porque mesmo estudando e fazendo simulados ao longo de 2020, nunca tinha tido esse desempenho, “mas seguindo as orientações dos professores, eu sabia que estava no caminho certo”. A preparação para o Enem foi intensa, segundo Bia, como é carinhosamente chamada pelos educadores do colégio, amigos e familiares. “Toda semana eu tentava fazer uma determinada quantidade de exercícios, complementando meu aprendizado da escola. Essas questões me ajudavam a ver o que era preciso revisar ou reforçar por meio de aulas, além de fazerem surgir dúvidas que direcionavam meus estudos”, relembra.
Para o professor Bruno, receber a notícia sobre os bons resultados dos alunos traz a sensação de que o colégio está no caminho certo, sendo inspiração para que o trabalho da equipe docente seja feito com mais excelência no futuro. “Todo aluno é capaz de tirar uma nota acima de 900 em matemática. Basta trabalhar, confiar e dedicar-se. O educador será sempre uma ferramenta que, se bem utilizada, poderá levar ao objetivo desejado”, conclui.
Para Thiago, a prova de matemática do Enem exige atenção aos detalhes, e o cansaço atrapalha. “Por isso, é importante treinar a resistência e o foco para esse momento. A minha rotina era composta principalmente de tempo para fazer exercícios e simulados. Depois, levava as dúvidas para os professores e refazia as atividades”, conta.
O estudante, que gosta de resolver desafios da área de exatas e ciências relacionadas, já participou de edições da Canguru de Matemática Brasil, da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Olímpiada Nacional de Ciências Naturais (ONC), conquistando medalha de prata nas duas últimas “Tenho sido abençoado por Deus com muitas oportunidades e privilégios. Tenho muitos motivos para agradecer”, afirma Thiago.
Já para Beatriz, o grande desafio foi o tempo de prova e as incertezas da covid-19. A estudante, que sempre se sentiu confortável com os números e a química, aconselha os futuros candidatos do Enem a treinarem estratégias para responder a maior quantidade de questões e conquistar mais pontos. “São muitas perguntas em relativamente pouco tempo, ainda mais levando em consideração a necessidade de fazer cálculos. Além disso, o outro obstáculo foi a questão da pandemia, que, com certeza, afetou o meu psicológico, assim como o de muitos alunos”, afirma.
Para Thiago e Beatriz, a principal dica para conquistar uma excelente pontuação na prova de matemática do Enem é dedicar-se ao estudo e também ao lazer. O professores Carlos e Bruno complementam o conselho, afirmando que é importante que os alunos acreditem no seu potencial sempre. Abaixo você confere as principais recomendações:
A equipe de educadores do Colégio Batista Mineiro Unidade Floresta – Séries Finais parabeniza os estudantes e seus colegas pelo seu excelente desempenho no Enem 2020!