Sempre chega um momento na vida dos pais em que eles precisam decidir qual será a rotina do seu filho depois que os dois voltarem ao trabalho. Alguns casais optam por contratar uma babá ou deixar a criança aos cuidados de familiares, mas qual será a melhor opção para o desenvolvimento do bebê?
Essa escolha depende bastante da rotina familiar, mas uma coisa é certa: berçários e escolas apresentam inúmeras vantagens para o crescimento das crianças. Então, que tal falarmos sobre esse assunto? Confira informações completas e atuais neste post!
Essa é uma pergunta que todos os pais vão se fazer em algum momento. E existem diversos pontos de vista envolvidos na resposta. O primeiro é o legal: a educação obrigatória no Brasil começa na pré-escola, aos 4 anos de idade. Assim, esse é o período em que seu filho precisa, por lei, estar matriculado.
Entretanto, em todo o país existem instituições de educação que atendem crianças menores. A maioria forma turmas a partir de 1 ano e algumas escolas têm berçários — matriculando bebês de 4 ou 6 meses, por exemplo. Essa é uma iniciativa importante, pois oferece segurança aos pais depois de terminada a licença maternidade.
E as vantagens da escola não estão só em ter um local protegido para deixar seu filho. Na verdade, essa é um benefício secundário, já que o foco das instituições de educação é garantir o melhor desenvolvimento do bebê. Isso significa que ao matricular a criança desde cedo, você vai potencializar o crescimento dela.
Com isso, concluímos que não existe idade ideal para a entrada na escola. Essa decisão vai depender das possibilidades e dos desejos de cada família, considerando a rotina dos pais e os fatores positivos encontrados em cada opção. Ou seja, não é necessário esperar uma idade mínima para fazer a matrícula.
Para que você saiba melhor quais são as consequências positivas que a educação pode trazer para o seu filho, listamos os principais benefícios. Confira!
Já imaginou o quanto é confortável e seguro deixar seu filho aos cuidados de pessoas que são especialistas nisso? É isso que acontece na escola! Todos os funcionários têm conhecimento e experiência no desenvolvimento do bebê. Por isso, têm condições de prestar um ótimo atendimento.
Além de pessoas capacitadas, as escolas apresentam ambientes físicos adequados para a segurança e para a aprendizagem das crianças. Assim, elas contam com espaços para explorar diferentes brinquedos e materiais, brincar sozinhas e com os outros, ficar ao ar livre etc. Tudo isso amplia as possibilidades que seu filho teria em casa.
A socialização é outro grande benefício da escola para as crianças pequenas. Geralmente, a rotina de um bebê envolve poucas pessoas — além dos pais e de familiares mais próximos, não há um contato cotidiano com muitos outros adultos ou crianças. Na escola, isso muda.
Não só ele vai criar vínculo com as pessoas responsáveis por cuidar dele no dia a dia, como também vai estabelecer suas próprias relações de amizade com bebês e crianças que convivam no mesmo ambiente. Isso faz da instituição de educação um espaço privilegiado para o desenvolvimento emocional e social.
A entrada na escola sempre vai exigir alguma adaptação. É um cotidiano diferente, logo, a criança precisa entender os espaços e as atividades, seguir regras coletivas e se relacionar com as pessoas. Quando esse processo de se adaptar às novidades acontece cedo, é mais fácil que o seu filho tenha um maior apego aos estudos no futuro.
Afinal, à medida que ele vai crescendo, a escola já vai fazer parte da rotina. Assim, ele vai ter a sensação de que as atividades vão se tornando mais complexas aos poucos, o que torna as mudanças mais fáceis.
Por fim, uma das maiores vantagens do acompanhamento escolar é contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Ou seja, ele evolui em aspectos físicos, emocionais e cognitivos.
Já falamos que a escola tem ambientes adaptados às necessidades das crianças, certo? Eles são fundamentais não só para manter seu filho seguro, mas também para permitir que ele explore os espaços e materiais, desenvolvendo a motricidade ampla e fina.
Além disso, a socialização proporcionada pela escola ajuda a criança a se desenvolver emocionalmente e adquirir valores indispensáveis para a vida adulta, como autonomia e respeito à diversidade. E, claro, o desenvolvimento cognitivo é muito impulsionado pelas atividades realizadas na instituição.
Os bebês e crianças que frequentam a escola tendem a viver uma evolução mais rápida e complexa do que os que não convivem nesse espaço. Esse é um dado encontrado em pesquisas científicas. O vocabulário e a capacidade de comunicação são pontos que se desenvolvem muito em quem é matriculado mais cedo.
Mesmo conhecendo a importância do acompanhamento escolar para o desenvolvimento d criança, nem sempre é simples tomar essa decisão. Alguns pais ainda se sentem inseguros de deixar seu filho pequeno na escola. A boa notícia é que isso é normal e que existem várias maneiras de se tranquilizar.
A principal delas é escolher uma boa escola. Por isso, pesquise bastante e avalie com cuidado a estrutura e a equipe das instituições. O ideal é que haja variedade de espaços para utilização pelas crianças — e, claro, que eles sejam mantidos limpos e seguros.
Além disso, procure saber da capacitação de quem trabalha na escola. Os professores que ficam à frente das turmas devem ser formados na faculdade de Pedagogia. Um diferencial interessante é a instituição investir em treinamentos para os funcionários.
Ao visitar uma escola, fique atento, ainda, à forma como as pessoas tratam você e as informações que passam. Não deixe de esclarecer qualquer dúvida, pois é importante que a instituição consiga sua confiança, porque, assim, você também passa mais segurança para o bebê e ele se adapta melhor.
Neste post, você viu que não existe uma idade ideal para entrar na escola e que ela é fundamental desde o desenvolvimento do bebê até o de crianças maiores. Vale a pena procurar o melhor local para ajudar na evolução do seu filho!
E então, nós trouxemos informações úteis para você? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e acompanhe nosso conteúdos e notícias!