Mais uma vez os estudantes do Colégio Batista foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Ao todo, foram conquistadas 59 medalhas (ouro, prata e bronze) pelos alunos das Unidades Uberlândia, Ouro Branco e Unidade Floresta – Séries Finais. A OBA conta com a participação de discentes de escolas públicas e privadas de todo o país. Podem participar da competição escolar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
De acordo com o professor de História e Geografia da Unidade Uberlândia, José Henrique Braga, o Batista iniciou em 2007 a participação na OBA e desde então compete em todas as edições. “Entre os alunos na escola, estimulamos o estudo em grupos e a cooperação entre eles, acreditamos que essa forma de busca pelo conhecimento é muito eficiente. A competição entre eles não é tão estimulada, assim um ajuda o outro, pois parte dos temas da prova é ministrada em todas as séries do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio, sendo assim, todos buscam a excelência”, explica.
Durante a Olimpíada, os estudantes são levados a estudar temas como Astronomia teórica e observacional, leis da Física, reações químicas, astrofísica e astronáutica. O professor José Henrique explica que o Colégio oferece uma base de conteúdo a serem estudados e ou pesquisados e uma série de canais de comunicação de cursos específicos para o sucesso na prova da OBA. “Além de toda essa base, os alunos sempre nos procuram para esclarecer dúvidas. Com essas participações, obtivemos muitas medalhas de ouro, prata e bronze e por duas vezes tivemos alunos convidados a participarem de seletivas para olimpíadas internacionais”, ressalta.