A Escola de Pais debate o tema que vem ganhando notoriedade:
Até onde a educação dos filhos pode ser “terceirizada”?
O 1º Encontro da Escola de Pais realizado no dia 30 de abril (quinta-feira), com a participação da psicóloga e dra. Lúcia Helena Couto, especialista em tratamento de crianças e adolescentes e orientação familiar, ministrou sobre o tema “Quem Somos Nós?”. Durante sua explanação ela enfatizou a importância dos pais e familiares de participarem ativamente da vida escolar dos seus filhos. “Estamos em busca do saber. Terceirizar e criar filho é muito fácil, educar sim, é muito difícil. Educar é você decidir vários caminhos, fazer escolhas sensatas e para isso precisamos ser educados para educar”, frisa Helena.
O Colégio Batista Mineiro se destaca como um grande parceiro de pais e alunos neste processo tão importante e amplo chamado educação, e que para ser bem sucedido, conta com o envolvimento constante das famílias. Para o Batista, educar contempla conhecimento, desenvolvimento de habilidades e requerimento de atitudes adequadas diante de situações do cotidiano.
Com a missão de contribuir para o desenvolvimento do ser humano por meio da educação integral, o Colégio Batista Mineiro se preocupa não apenas com o desempenho cognitivo dos alunos, mas também com os aspectos comportamentais que envolvem sobretudo valores e princípios, e pensando assim, o Colégio Batista promove a Escola de Pais. Um programa moderno com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da criança e do adolescente na Escola.
No decorrer da palestra dra. Lúcia Helena fez as famílias pensarem sobre comportamentos e atitudes do cotidiano, como por exemplo, pensar antes de agir, falar somente para edificar, e ainda reforçou o papel dos pais na educação dos filhos. Adriana Ramos de Jesus, mãe de uma aluna de 12 anos se sentiu presenteada pela oportunidade de poder aprender mais sobre como educar a sua filha. “Parabenizo o Batista pelo programa Escola de Pais. O tema proposto foi muito interessante e ampliou o meu olhar sobre a educação”. Já Simone Fernandes, mãe de três filhos, afirmou que a conscientização sobre o papel dos pais na criação dos filhos é fundamental para fortalecer os valores a fim de diminuir os conflitos na adolescência. Ela acredita, que não há pais responsáveis que não queiram educar seus filhos, o que existe, são pais com dificuldade em educar os filhos e a Escola de Pais nasceu para ajudar a vencer esse desafio.
“Acreditamos e praticamos a educação integral. Ciência mais conhecimento estão sempre de mãos dadas com a família promovendo essa parceria na educação. Penso que toda a sociedade tem que se voltar para a educação, e a Rede Batista Mineiro de Educação (RBE) procura sempre ter uma visão diferenciada de educação. Escola, família e sociedade, é a educação feita por três mãos. A Escola de Pais possui uma vasta programação até o final do ano, com a presença de profissionais de alta relevância e temas importantes”, afirma o diretor geral do RBE, professor Valseni Braga.
Mensalmente a Escola de Pais promoverá encontros gratuitos e exclusivos para pais de alunos do Colégio Batista Mineiro, e começou com a Unidade Floresta, com planos de expansão já estabelecidos para outras unidades.
28.05 – 25.06 – 27.08 – 24.09 – 29.10
Os temas abordados serão divulgados mensalmente.
Confira as fotos